Portal Caparaó - Convenção Coocafé 40 anos reúne colaboradores para a construção do futuro
Agronégocios

Convenção Coocafé 40 anos reúne colaboradores para a construção do futuro

02/04/2019

REDAÇÃO - Ética, respeito, transparência e comprometimento regem a Coocafé. Esses valores foram a base para todos os momentos proporcionados aos colaboradores da cooperativa durante o maior evento que é realizado especialmente para eles – a Convenção.  

Esse é um ano especial; e para comemorar os 40 anos de existência da Coocafé, inúmeras ações estão programadas e a principal delas para os colaboradores é justamente a Convenção. Com o tema Juntos Construiremos o Futuro, a cooperativa proporcionou um final de semana repleto de aprendizado, conhecimento, imersão e palestras com profissionais renomados, em um ambiente totalmente atípico. O Sesc Guarapari/ES foi o lugar escolhido para receber toda a equipe para esse grande evento. Os dias 9 e 10 de março com certeza já estão eternizados na memória de todos que se entregaram ao que foi preparado com tanto carinho.

O primeiro contato da equipe com o centro de convenções mostrou que para construir um futuro de sucesso, várias peças são fundamentais. Todos que ali estavam fazem parte desse crescimento, e cada funcionário colocou sua foto em um painel que ao final registrava a frase tema do evento. Logo na abertura, juntos, todos relembraram também a trajetória da cooperativa e fotos das edições anteriores do evento, resgatando os melhores flashs dos participantes. Para cada momento da programação, uma dupla de colaboradores subiu ao palco para apresentar as atrações. Essa iniciativa proporcionou uma grande experiência para todos, já que na oportunidade puderam mostrar seus talentos e ainda se envolverem na agitação de toda a turma.

Gil Giardelli - difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, inovação, transformação digital, quarta revolução Industrial, empreendedorismo social e estudos do futuro -, foi o primeiro palestrante e ganhou a atenção de todos com uma apresentação incrível sobre a Inovação que Gera Transformações. A motivação do time Coocafé foi despertada ao aprender tanto sobre o futuro tecnológico que já está sendo vivenciado em todos os ambientes, inclusive na cafeicultura e pecuária, áreas de predominância da cooperativa.

Com um mercado de trabalho tão exigente e tanta evolução tecnológica, o olho no olho, o atendimento de excelência e a prestação de serviços impecável é o que toda empresa busca. Para a cooperativa não é diferente e com esse intuito, todos foram convidados para uma imersão em oficinas que tinham como o tema principal: Criando Valor para o Cliente. Essas oficinas se subdividiram em temas: Sustentabilidade, Programas e Serviços, Armazenamento, Comercialização de Café, Calendário Comercial, Atendimento e Excelência em Gestão. Os próprios gestores da Coocafé foram os responsáveis por apresentar a metodologia de trabalho utilizada na cooperativa e como esses trabalhos podem ser intensificados e melhorados de acordo com o envolvimento de cada um. Ao final do primeiro dia, as unidades comerciais, armazenadoras, de produção e administrativa, foram reconhecidas pelos trabalhos entregues e desempenhados em 2018 e desfrutaram ainda de uma confraternização com ambientes instagramáveis, trenzinho da alegria e música ao vivo, com a cantora Michele Freire e banda.

O segundo dia de evento começou logo cedo com uma apresentação histórica realizada pelos três diretores da Coocafé, Fernando Cerqueira, João Noronha e Pedro Araújo, que de forma dinâmica e emocionante contaram como tudo iniciou até chegarmos à memorável comemoração de 40 anos de existência. Os Superintendentes Luciano Nunes e Waldir Francese Filho também subiram ao palco e apresentaram o Planejamento Estratégico da cooperativa 2019-2023, desenvolvido por meio do PAEX (Parceiros para a Excelência), um programa da Fundação Dom Cabral. Eles reforçaram sempre o quão importante é a participação de cada colaborador na construção dessa história. E quando falamos em história, pensamos em fatos vividos e registrados, e para registrar esse momento e também o crescimento da cooperativa em maturidade, desenvolvimento e estrutura, um novo vídeo institucional está sendo gravado. Todos os 400 participantes puderam entoar em um só coro o jingle que é a marca registrada da Coocafé, “A nossa força é o Café, o nosso forte é a União!”, na nova versão vencedora do Concurso Cultural, composta pelo cantor mineiro Vinicius Terra, que marcou presença no evento para animar a galera.

Após o almoço, encerrando com chave de ouro, o renomado historiador, escritor, doutor em História Social pela USP e professor na UNICAMP – Leandro Karnal, abordou o assunto Ética como Valor e Estratégia. O dinamismo e a forma única de apresentar o tema, com certeza agregou ainda mais valor à vida pessoal e profissional de toda a equipe. E deixou claro que o valor ética é fundamental para quem quer construir um futuro próspero e sustentável.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.