Portal Caparaó - Parceria garante o cercamento da área da RPPN Irmã Sheila
Geral

Parceria garante o cercamento da área da RPPN Irmã Sheila

24/04/2019 - Atualizado em 24/04/2019 18h37

MANHUAÇU (MG) - Uma nova parceria vai garantir a proteção de toda a área da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Irmã Sheila até os limites com os bairros Cidade Nova, Vale Verde, São Jorge e Nossa Senhora Aparecida.

A Elominas Corretora de Seguros desenvolve um projeto de reflorestamento da área e plantou, ao longo dos últimos três anos, oito mil mudas, além de fazer ações de proteção do local e outras melhorias.  São cerca de 40 espécies diferentes em toda área que pertence à Fundação Espírita Rodolfo Henriques (FERH), em Manhuaçu.

Agora, com uma parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), através do Presidente Senisi Rocha, foram viabilizados 720 mourões e rolos de arame farpado para proteção de toda a área.

"Recebemos 400 mourões e dez rolos de arame de 250 metros pelo Movimento Todos pelo Rio Doce e outros 320 mourões e 12 rolos de arame de 500 metros da Energisa”, conta o empresário Ronan Carneiro, da Elominas Corretora de Seguros. Ele e o Presidente da Fundação Espírita Rodolfo Henriques, Moacyr Damica, acompanharam a entrega dos materiais.

Segundo ele, o objetivo é cercar toda a área da RPPN. Além de proteger a área e as mudas quanto a animais e invasões, o principal é a preservação de quatro nascentes e olhos d´água existentes na reserva.

Nesta quarta-feira, os integrantes do projeto e parceiros estiveram no local Paulo Vicente da RPPN, o presidente do CBH Manhuaçu Senisi Rocha, representantes da ONG Pró Rio Manhuaçu Roberto Luiz David e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Kildaire Brandão.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além das ações com o plantio das mudas, a Elominas Corretora de Seguros mantém funcionários fazendo o plantio e a instalação das cercas em todo o terreno.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do Kildaire Brandão e de sua equipe, têm dado assistência técnica no plantio, adubação e manutenção da área, além de acompanhamento de todo o trabalho na reserva.

Membros do CBH Manhuaçu e da ONG Pró-Rio Manhuaçu auxiliam com palestras educativas em escolas e nos bairros, próximo das nascentes e no entorno da RPPN.

Ronan Carneiro pontua que é um trabalho voluntário e formado por diversos parceiros com um só objetivo: a recuperação e preservação da área da RPPN Irmã Sheila. A idéia é que o local seja um grande parque ecológico dentro da cidade de Manhuaçu.

Redação do Portal Caparaó

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.