Portal Caparaó - Quatro seminaristas serão ordenados diáconos neste domingo em Caratinga
Geral

Quatro seminaristas serão ordenados diáconos neste domingo em Caratinga

26/04/2019

CARATINGA (MG) - Quatro seminaristas, Adriano da Silva Barros, Antônio de Sousa Alves, Leonardo Augusto Lucas Pinto e Michel Gomes Pereira, serão ordenados diáconos no dia 28, domingo, em Caratinga.

A celebração eucarística com o rito de ordenação será presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e contará com a concelebração de padres dos cleros diocesano e religioso. Fiéis de diversas paróquias da diocese, além de amigos e familiares dos seminaristas, se reunirão no Santuário de Adoração, às 16h, para a celebração.

PROFISSÃO DE FÉ

Eles realizaram a profissão de fé o juramento de fidelidade no dia 08. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário geral da diocese de Caratinga, padre José Carlos de Oliveira, que também é diretor espiritual dos estudantes de teologia do Seminário Diocesano. O reitor, padre José do Carmo Vieira, e o vice-reitor, padre David José Gonçalves, concelebraram a eucaristia. Concelebraram ainda os padres Ademilson Tadeu Quirino, Matias José Pereira e monsenhor Raul Motta de Oliveira.

Durante a homilia, padre José Carlos valorizou a liturgia da Palavra, destacando a presença misericordiosa de Deus na vida daqueles que o temem, devendo essa misericórdia ser modelo para os sacerdotes e também para aqueles que aspiram ao sacerdócio ministerial. “Que vocês usem a misericórdia e o perdão na relação consigo mesmo e com os outros”, disse, dirigindo-se aos futuros diáconos. “Continuem sendo generosos com o Senhor”, finalizou.

Após a homilia, os quatro seminaristas juraram que são impedidos de receber a ordem e a que desejam espontaneamente. Declararam conhecer os ônus e encargos que decorrem do ministério ordenado, assumindo-o por livre e espontânea vontade. Afirmaram ainda possuírem conhecimento da lei do celibato e prometeram cumpri-la até a morte. Prometeram obediência aos superiores e à disciplina da Igreja, além de disposição para dar exemplo de virtudes, por obras e palavras. O juramento de cada seminarista foi encerrado, tocando o livro dos Santos Evangelhos e pedindo a bênção de Deus para o propósito assumido. Por fim, os quatro futuros diáconos fizeram a profissão de fé, citando as verdades contidas no símbolo da fé. Professaram ainda acreditar nas verdades contidas na doutrina da Igreja.

PERFIL

Os seminaristas Antônio, Leonardo e Michel iniciaram seu processo formativo no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga, no ano de 2011. Entre 2012 e 2014 cursaram a Filosofia, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, mesmo local onde cursaram a teologia de 2015 a 2018. Como parte desse processo, receberam o ministério de leitor em 16 de novembro de 2016 e de acólito em 28 de novembro de 2017.

Já o seminarista Adriano, que chegou ao Seminário Diocesano em 2018, iniciou sua caminhada vocacional junto aos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, tendo ingressado no Aspirantado no ano de 2008. Na congregação dos Missionários Sacramentinos, cursou Filosofia entre 2010 e 2012 e iniciou a teologia em 2015, cursando os três primeiros anos do curso. Quando foi admitido no Seminário Diocesano, Adriano já havia recebido o ministério de leitor (2015), recebendo em 26 de agosto de 2018 o ministério de acólico.

Adriano da Silva Barros

Natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, iniciou seu processo vocacional na congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em 2008. Em 2014 foi enviado para o estágio pastoral na Paróquia Santo Anastácio em Tamboril, diocese de Crateús-CE. Em 2018, após ser admitido no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, realizou estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga.

Antônio de Sousa Alves

Natural da Paróquia de Santo Estevão, de Iapu (comunidade São Sebastião, Bugre. No ano de 2015 fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em São Domingo das Dores. Em 2016, estagiou na Paróquia Santa Helena, em Caputira. No ano de 2017 desenvolveu seu estágio na Paróquia São Sebastião, em Inhapim. Em 2018 trabalhou na Paróquia São João Batista, em São João do Manhuaçu.

Leonardo Augusto Lucas Pinto

Filho da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Caratinga, realizou seu estágio pastoral nas paróquias Senhor Bom Jesus, em Caratinga (2015); Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga, (2016); Santo Antônio de Pádua, em Ipanema (2017); e São Francisco de Assis, em São Francisco do Glória (2018).

Michel Gomes Pereira

Natural da Paróquia São Sebastião, de Orizânia (criada em 2014), realizou seus trabalhos pastorais nas paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas (2015); São Sebastião, em Sacramento (2016); Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste (2017); e São Luís Gonzaga, de Luisburgo (2018).

Com informações da Diocese de Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.