Portal Caparaó - Conselheiros de Saúde aprovam convênios para realização de mutirão de cirurgias
Geral

Conselheiros de Saúde aprovam convênios para realização de mutirão de cirurgias

26/04/2019

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros de Saúde se encontraram em reunião ordinária na noite da quarta-feira, 24/04, em Manhuaçu, momento de discussões, apresentações de diversos temas voltados para a saúde pública, com boa participação de todos os presentes. A reunião foi presidida pela conselheira Kellem Miranda (vice-presidente), tendo em vista a ausência justificada pelo presidente Sebastião Adão de Andrade.

Mutirão de cirurgia

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos, apresentou aos conselheiros a tabela diferenciada de preços para procedimentos a serem realizados por meio de convênios com o Hospital César Leite, de Manhuaçu e os hospitais de Abre Campo e SantaMargarida. Dentre os procedimentos que serão realizados em regime de mutirão constam vasectomia, laqueadura, catarata, cirurgia de joelho, implante de anel, neurocirurgia, etc.

Convênio para aumento do atendimento odontológico

O coordenador do setor de Odontologia, Lucas Dornelas,  apresentou proposta de formalização de convênio com a clínica odontológica da Facig, em Manhuaçu. Foram apresentados os valores da tabela de preços a ser paga aos profissionais que vão atender os usuários do SUS naquela unidade. Com isto a demanda de atendimento de pessoas que residem em áreas descobertas por unidades de ESF tende a melhorar. Casos de realização de canais, por exemplo, que são feitos no setor odontológico da Secretaria de Saúde, serão atendidos com maior fluidez a partir deste convênio, uma vez que outros procedimentos poderão ser feitos por meio do convênio na clínica da Facig. Conselheiros aprovaram a proposta.

Credenciamento de Agentes Comunitários de Saúde

Conselheiros aprovaram o credenciamento de mais 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para trabalhar no município. Marizy Vasconcelos informou que o município pode credenciar até 19 novos agentes. Os 12 credenciados vão atuar nas unidades de saúde dos bairros São Vicente (1), Lajinha (1), Santo Antônio (2), Bom Pastor (1), Catuaí (5), além do Distrito de Realeza (2).

Outros temas

Conselheiro Geraldo Bento, de Dom Corrêa, questionou o motivo do não funcionamento do Raios X no consultório odontológico da unidade de daquele distrito. O coordenador Lucas Dornelas, informou que o problema é com a rede de energia elétrica que suporta a utilizaçãodo mesmo. Será enviado ofício ao setor responsável para solucionar o problema. Ainda sobre Dom Corrêa, surgiram perguntas sobre a obra de construção da unidade de saúde. A vice-presidente Kellem Miranda informou que será encaminhado ofício à Secretaria de Saúde para saber como está a situação da construção.

Capacitação para combate a Dengue

Conselheiros foram convidados para curso de capacitação de Manejo Clínico de Dengue e outras arbovirosestrasnsmitidas pelo Aedes aegypti.  A reunião será no auditório da Câmara de Vereadores de Manhuaçu na próxima terça-feira, 30/04, às 19h00.

Redes sociais

O conselheiro Jadir Nunes pediu que a Comissão de Fiscalização do CMS apure denúncias relacionadas à Secretaria de Saúde e Conselho postadas nas redes sociais. A partir da apuração que sejam tomadas as devidas providências até mesmo contra o denunciante caso sejam infundadas as denúncias.

Assessoria do CMS Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.