Portal Caparaó - Associação de Mulheres recebe curso de Classificação e Degustação de Café em Alto Jequitibá
Agronégocios

Associação de Mulheres recebe curso de Classificação e Degustação de Café em Alto Jequitibá

26/04/2019 - Atualizado em 26/04/2019 21h13

ALTO JEQUITIBÁ (MG) - Formada há menos de um ano, a Associação de Mulheres do Café (AMUC) busca conhecimento para que as 46 associadas possam ter uma base mais forte para trabalhar com cafés especiais. Nesse sentido, o Sistema Faemg/Senar Minas contribuiu ao promover o curso de Classificação e Degustação de Café para a AMUC, em Alto Jequitibá, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

A vice-presidente da AMUC, Bruna Tavares, participou do curso. Segundo ela, o interesse pelo treinamento surgiu porque a associação conta com mulheres que já trabalham ou que querem começar a trabalhar com o café especial.

“Todas querem conhecer melhor o produto, que é o café. O curso foi muito bacana e, de agora para frente, nós temos um norte para que possamos trabalhar com o café”, explicou.

A associação surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres que já trabalham com café ou têm vontade de começar. Segundo Tavares, a ideia é fortalecer mercado de cafés produzido por mulheres, ter apoio de organizações para melhorar o desenvolvimento conjunto e trabalhar em parceria com a IWCA Brasil.

“Muitas vezes essas mulheres são colocadas para baixo por pessoas que dizem que mulher não entende de café, ou que mulher não aguenta o serviço, e para também auxiliar em compras coletivas e eventos. A associação vem da necessidade das mulheres de comercializar juntas e trocar informações. É necessário nos unir para sermos mais fortes. Em nossa região não havia uma associação ou cooperativas que fossem lideradas por mulheres na cafeicultura”, explicou a vice-presidente.

O instrutor Carlindo Rosa Loures ensinou às 12 alunas como classificar o café, utilizando a classificação oficial brasileira, considerando os aspectos físicos e sensoriais.

Durante o treinamento, elas aprenderam sobre o comércio do café; a distribuição geográfica e cronológica; os setores da cafeicultura; o perfil do classificador de café na cadeia produtiva; a classificação por tipo, indicadores de qualidade e por característica da bebida; tipos de amostras; etapas de moagem; infusão e degustação; temperatura para degustação; registro de resultados, entre outros temas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.