Portal Caparaó - Regional de Manhumirim realiza reunião conjunta da CIR
Geral

Regional de Manhumirim realiza reunião conjunta da CIR

08/05/2019

MANHUMIRIM (MG) - Gestores das Secretarias Municipais de Saúde das cidades que compõem a Regional de Saúde de Manhumirim participaram no dia 29/04, da 8ª Reunião Conjunta da Comissão de Intergestores Regionais (CIR). A reunião aconteceu na sede da regional, onde foram apresentadas as demandas e estratégias de apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde para os municípios que compõe a Regional de Saúde.

Na reunião, foram abordados diversos assuntos de interesse comum dos municípios integrantes, como apresentação de informações para aprimorar os serviços. Foi abordada também a necessidade de alimentação dos sistemas por parte dos municípios dentro dos prazos adequados e discussão de estratégias das campanhas de imunização contra a influenza, vacina antirrábica e Campanha Maio Amarelo. Na ocasião, foi apresentado também aos gestores presentes a importância da ouvidoria e do Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS de Minas Gerais e o acesso do usuário às informações, além de homologações e pactuações.

Para o gerente Regional de Saúde, Juliano Estanislau Lacerda, a presença dos gestores e representantes valoriza a reunião e prova que a saúde vem sendo tratada como prioridade e o trabalho de mobilização junto aos municípios está dando certo. “Esse tipo de evento é o ambiente propício para se debater e encontrar os melhores caminhos pra melhorar a saúde. Temos plena convicção de que quanto mais efetiva é a participação dos municípios, melhor vamos atender o cidadão”, destacou Lacerda.

Compuseram a mesa o gerente Regional de Saúde e coordenador da CIR regional, Juliano Estanislau Lacerda, a presidente do COSEMS Regional, Karina Gama, e o secretário Executivo da CIR Regional de Saúde de Manhumirim, Marcos Moreira.

CIR

A Comissão Intergestores Regionais (CIR) é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de manter um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão é composta por representantes da SES e de todos os municípios que integram a regional.

Por Antônio Rodrigues

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.