Portal Caparaó - Família na Praça movimenta Santo Amaro de Minas
Agronégocios

Família na Praça movimenta Santo Amaro de Minas

20/05/2019 - Atualizado em 20/05/2019 19h17

MANHUAÇU (MG) - Lazer, cultura, saúde e ações de cidadania marcaram a segunda edição do programa Família na Praça em Manhuaçu, neste domingo (19). Oferecido pelo Sistema Faemg / Senar Minas, o evento reuniu centenas de moradores do município na praça do distrito de Santo Amaro de Minas, onde ocorreu as apresentações do multiartista Saulo Laranjeira, da banda da Polícia Militar e de artistas locais.

Crianças, jovens e adultos aproveitaram o dia para se divertir e colocar a saúde em dia. Foram disponibilizados exames preventivos de Câncer de Próstata, Câncer de Útero (Papanicolau) e Câncer de Mama (Mamografia) por meio da Fundação Cristiano Varella.

Ana Lúcia da Silva, de 50 anos, achou melhor prevenir. “Moro aqui perto e vim fazer a mamografia. Decidi participar pelo que o povo fala, que tem que cuidar. Gostei muito do atendimento. A moça foi muito atenciosa”.

Além disso, houve aferição da pressão arterial, campanha de Saúde Bucal, consultas com urologista, clínico geral e angiologista, corte de cabelo, teste de glicemia e exame oftalmológico. A moradora Alcina Marçal da Silva, de 64 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o exame de vista.

“Tem bastante tempo que não faço. Da última vez estava sentindo dor no ‘caroço do olho’. Aí aproveitei a oportunidade. Bom que é aqui na praça”, comentou.

Outros moradores da região optaram por se inscrever no CadÚnico, tirar o CPF e fazer um novo documento de identidade. Foi o caso de Gilson Oliveira, de 54 anos, de Luiz Alves Pereira, de 49, e de Kleber Gomes de Oliveira, de 56. Kleber perdeu a carteira, e os documentos de Luiz e Gilson estavam vencidos. “Fiz minha identidade quando tinha 18 anos. Já estava na hora de atualizar”, comentou Gilson.

A programação também contou com oficinas de artesanato, que ensinaram a fazer caixas e garrafas decorativas, cabine fotográfica para fotos com a família, barraca de maquiagem e fotografias 3x4.

As crianças e os jovens fizeram fila para ganhar pinturas de rosto coloridas, participar de oficinas de balão modelável, desenho, massinha e contação de histórias, além de se divertirem com cama elástica, pula-pula, aula de yoga e atividades esportivas, como vôlei e futebol.

A praça também ficou pequena para a alegria das crianças que participaram de uma caça ao tesouro do pirata e de apresentações musicais.

Os participantes do evento e produtores e trabalhadores rurais também puderam conhecer as atividades do sindicato e tirar dúvidas.

O programa também valorizou ex-alunos do Senar Minas, que tiveram um espaço para expor e comercializar seus produtos: doces, café especial e peças íntimas.

Sucesso

O programa Família na Praça teve a parceria do Sindicato de Produtores Rurais, com mobilização de Isaura Paixão, da Prefeitura e da Escola Municipal Rita Clara Sete.

“Para o sindicato, é um privilégio trazer esse programa para o município. São poucos no estado, e esta já é a segunda edição em Manhuaçu. É um evento muito importante para as comunidades. Agradecemos a população e os voluntários pelo sucesso do evento”, disse o presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra.

Para o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, o balanço é bastante positivo. “O evento ocorreu dentro de nossa filosofia de levar serviços de saúde, lazer, cultura e cidadania para um distrito ou comunidade. A participação foi expressiva. Também foram imprescindíveis a mobilização e parceria do Sindicato de Produtores Rurais, da Prefeitura, da comunidade, dos colaboradores do Sistema Faemg / Senar Minas e dos voluntários, que se empenharam para o sucesso do evento”, avaliou.

A superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), Silvana Novais, também acompanhou as atividades. “O objetivo foi atingido. Nós chegamos a uma comunidade aonde não tinha chegado nenhum evento desta natureza. Foi possível ver a satisfação no olhar das pessoas por receber os atendimentos. O Senar cumpriu o seu papel de fazer a diferença na vida daquelas pessoas”, destacou.

Para a prefeita Cici Magalhães, foi gratificante para a Administração Municipal participar deste trabalho. "O programa trouxe prestação de serviços e alegria para os moradores. Foi um domingo divertido em uma praça bonita e com muitos benefícios para a população. Enfim, um belo exemplo de união entre as instituições para o bem-estar da população. A Administração Municipal congratula estes bons resultados com a FAEMG/SENAR, Sindicato e todos os demais parceiros desta grande iniciativa".

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.