Portal Caparaó - Biólogo apresenta projeto sobre borra de café como energia renovável
Economia

Biólogo apresenta projeto sobre borra de café como energia renovável

23/05/2019 - Atualizado em 23/05/2019 15h00

REDAÇÃO - O presidente do Instituto de Desenvolvimento e Turismo da Região do Caparaó (Lagares), Jeferson Lagares, foi o convidado desta quarta-feira (22) da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. O biólogo discorreu sobre o uso da borra de café como fonte de energia renovável.

Cientistas da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, comprovaram que a borra do café é tão eficiente quanto a soja para produzir biocombustível. A borra contém aproximadamente de 11% a 20% de óleo, que poderia ser convertido em biodiesel.

Para o biólogo de Dores do Rio Preto (ES), Jeferson, a iniciativa do Lagares fica ainda mais viável diante de pesquisas recentes da Associação Brasileira da Indústria do café (Abic) que apontam um crescimento de 5% em 1 ano do consumo de café no mercado interno. São 21 milhões de sacas entre novembro de 2017 a outubro de 2018. O consumo per capita está em 6 kg de café cru por habitante ao ano e 4,8 Kg de café torrado e moído por brasileiro. Resultado que mantém o Brasil como o segundo maior consumidor de café do mundo.

O projeto está em fase de divulgação e captação de recursos, e Jeferson acredita que o reaproveitamento de resíduos agrega um valor econômico para os produtos, subprodutos e resíduos dos processos produtivos, diminuindo os impactos ao meio ambiente, estimulando a não geração de resíduos, a reciclagem de matérias primas e/ou subprodutos e evitando a geração de passivos ambientais.

Para o presidente da comissão, Dr. Rafael Favatto (Patri),  a iniciativa do Lagares tem tudo para ser bem aplicada e bem-sucedida pois é focada no respeito à sustentabilidade e na inovação.

Jornalismo 90.5 FM

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.