Portal Caparaó - Projeto Emancipa em Manhuaçu inicia cursinho preparatório gratuito para o ENEM
Geral

Projeto Emancipa em Manhuaçu inicia cursinho preparatório gratuito para o ENEM

23/05/2019 - Atualizado em 23/05/2019 15h15

MANHUAÇU (MG) - Realizada no sábado, 18/05, a aula inaugural do curso solidário preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da Rede Emancipa em Manhuaçu.

Estudantes e voluntários conheceram mais sobre a Rede Emancipa, as personalidades da educação ao redor do mundo, participaram de dinâmicas e outras ações que marcaram o início do projeto.

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular existente desde 2007 e constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O projeto em rede está presente em 19 cidades de 7 estados, em todas as regiões do país. São 32 cursinhos, cerca de 5.000 estudantes e mais de 600 professores.

Ao longo de sua história a Rede Emancipa já atendeu a mais de 20 mil estudantes, auxiliando milhares a entrar nas mais diversas universidades. O principal foco de atuação da Rede Emancipa tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral e às universidades públicas em particular. As aulas são gratuitas e o projeto é voluntariado.

A coordenadora geral do projeto em Manhuaçu, Hianna Sette, explica que as aulas são voltadas para “preparar os alunos de escolas públicas que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio ou mesmo os que já concluíram e pretendem fazer o ENEM no final do ano”.

A primeira turma já foi formada, mas ainda existe disponibilidade para formação de mais alunos. No site do projeto, a pessoa interessada preenche uma ficha de inscrição e formulário sócio-econômico.

As aulas são aos sábados na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho. Hianna Sette conta que o aluno não paga valor algum. A única exigência é a frequência no cursinho e, no caso de quem está no terceiro ano, manter a regularidade nos estudos na sua escola de origem.

VOLUNTÁRIOS

O projeto é formado por ações de voluntários. Ninguém recebe para ministrar as aulas.

“Temos voluntários em todas as áreas. Tanto professores, quanto na área administrativa, suporte. Qualquer ajuda é sempre bem vinda. Não precisa ser todo sábado”, completa, o relações públicas do Emancipa Manhuaçu, Jonas Lupus.

Como é um projeto social, o Emancipa Manhuaçu aceita o apoio de doações de empresários e instituições que quiserem contribuir para custear os materiais didáticos pedagógicos, como Datashow que estão precisão e folhas para impressões e por aí vai.

A direção da escola Maria de Lucca, pelo diretor Marcelo Mendes e a vice Alessandra Alves, apoiou o projeto com a cessão das salas aos sábados.

Para saber mais sobre o Emancipa Manhuaçu e contribuir como voluntário ou com doações entre em contato:

Acesse o site: http://sites.google.com/view/emancipa-manhuacu
Curta a página no Facebook: http://facebook.com/emancipamanhuacu/
Siga p perfil no Instagram: http://instagram.com/emancipa.mcu/
Se inscreva no canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtHvYmu8ho6Kt52Hcx3Z3rA

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.