Portal Caparaó - Solidariedade: Campanha do Agasalho da Unimed arrecada mais de 13 mil itens
Geral

Solidariedade: Campanha do Agasalho da Unimed arrecada mais de 13 mil itens

24/05/2019

MANHUAÇU (MG) - Encerrou-se no último dia 20 de maio a Campanha do Agasalho 2019 da Unimed Vertente do Caparaó registrando um número expressivo de itens arrecadados e escola participantes.

Iniciada no mês de abril a Campanha do Agasalho envolveu alunos de escolas públicas e particulares de Manhuaçu e a exemplo dos anos anteriores a campanha além de beneficiar entidades filantrópicas, contou também com o lado cultural, que é o concurso de redação.

Chegando na sua oitava edição, este ano, os alunos arrecadaram mais de 13 mil intens. “Primeiramente temos que agradecer a participação das escolas e a dedicação dos alunos tanto na arrecadação dos agasalhos, que resultou numa das maiores arrecadações destes oito anos de campanha e no comprometimento deles com os temas das redações. Foram ótimas redações e a seleção dos finalistas foi um trabalho muito difícil e tudo isso é mérito deles e dos professores, a Unimed Vertente do Caparaó é apenas um meio de fazer isso acontecer, mas como eu disse o mérito é totalmente deles”, ressalta Dr. Marcelo Werner, Presidente da Unimed Vertente do Caparaó.

Este ano a Campanha mobilizou nove escolas: Colégio Tiradentes, Cordovil Pinto Coelho, Salime Nacif, Colégio Anglo, o CEEC de Simonesia, Escola São Vicente, Maria de Lucca, João Xavier da Costa e o Monsenhor Gonzalez, e arrecadou 13. 005 itens, que foram distribuídos para 12 entidades de Manhuaçu e região.

Segundo a Coordenadora de Marketing da Unimed Vertente do Caparaó, Lorena Perígolo, os itens antes foram contados e separados de acordo com a necessidade de cada entidade. “Foram 12 entidades beneficiadas e como o inverno em nossa região é mais rigoroso, realizamos a campanha um pouco mais cedo. Conseguimos realizar a entrega das doações antes da chegada do frio intenso e separamos cada um deles de forma que a entidade beneficiada  recebesse os agasalhos que mais lhes atendiam”, ressalta Lorena.

Entidades beneficiadas

As doações foram entregues, em Manhuaçu: Asilo São Vicente de Paulo, ao Projeto AABB Comunidade, à DAREI, Casa Lar, Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência, Bom Samaritano, o Proin, e Albergue Municipal. Também foram beneficiadas as pastorais da Criança e o Projeto Abundante Vida de Simonésia, Lajinha e Ipanema.

Dr. Marcelo Werner destacou ainda o envolvimento das escolas e comunidade. “Em 2012, quando iniciamos as campanhas arrecadamos pouco mais de 1.300 peças e a cada ano esse número foi aumentando. Já chegamos ao número estrondoso de 17 mil itens e este ano como já havia dito antes, mais de 13 mil itens. Com isso podemos atender cada vez mais novas entidades”, frisa o Presidente da Unimed Vertente do Caparaó.

De acordo com os critérios da campanha, as 5 escolas que alcançassem o maior número de pontos, de acordo com a peça arrecada, seriam as campeãs. “Diferente das edições anteriores, este ano, as cinco escolas que mais arrecadaram agasalhos foram premiadas, até mesmo como forma de incentivar e reconhecer os esforços de cada um. De antemão já digo, todas são ganhadoras, pois não existe valor que se pague pela a ajuda ao próximo”, comenta o Presidente.

As escolas campeãs foram E E Cordovil Pinto Coelhos em primeiro lugar, E É Salime Nacif em segundo, Colégio Anglo em terceiro, Colégio Tiradentes em quarto e E E Maria de Lucca em quinto lugar.

Concurso de Redação

O momento muito esperado pelos alunos de todas as escolas participantes é a final do Concurso de Redação que acontece paralelo à Campanha do Agasalho, a Unimed Vertente do Caparaó.

 De acordo com Lorena Perígolo, este ano, o concurso de redação foi divido em dois grupos. “Para proporcionar uma disputa mais equilibrada, o concurso de redação foi dividido de acordo com as séries dos alunos, sendo os finalistas de 1º ao 5º ano e os outros do 6º ao 9º ano, ou seja, os alunos do 1º ao 5º ano concorreram entre si, da mesma forma os alunos do 6º ao 9º. E os ganhadores foram;  Arthur Moreira Langames da E.E. Cordovil Pinto Coelho, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, Laura Ramalho Cerqueira, do Salime Nacif”, explica Lorena.

Também houve premiação ao professor orientador dos alunos campeões.

Ao final a diretoria da Unimed agradeceu a presença e empenho das escolas e da comunidade em participar da Campanha e já com um desafio para o próximo ano, de superar a marca de 13 mil itens arrecadados e convidou os presentes para participarem de um delicioso coquetel.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.