Portal Caparaó - Seminário de Saúde Mental amplia informações e respeito sobre o tema
Geral

Seminário de Saúde Mental amplia informações e respeito sobre o tema

28/05/2019 - Atualizado em 29/05/2019 08h04

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de ampliar o conhecimento, respeito e discutir a respeito dos portadores de transtornos mentais, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos CAPS II, AD e i (Infantil) realizou mais um seminário para discutir os avanços da saúde mental no município, desafios juntamente com os profissionais que trabalham na área da saúde mental.

O evento aconteceu no anfiteatro da Câmara de Vereadores, com a participação de profissionais de diversas áreas, além de estudantes de psicologia. Também esteve participando, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, a coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos e familiares dos assistidos pelos CAPS II, AD e i (Infantil).

Na abertura do seminário, a Secretária de Saúde destacou a importância do evento, e a responsabilidade do município para com a saúde mental. Disse ainda, sobre o avanço da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade.

A palestra realizada pelo professor de psicologia, Márcio Rocha Damasceno atraiu a atenção dos participantes do III Seminário. Segundo ele, há a necessidade de lutar para criar novos lugares que sejam terapêuticos aos portadores de transtorno mental.

Apresentações artísticas surpreendem a todos

O III seminário de Saúde Mental teve como tema “direitos às diversas gentes, de mãos dadas contracorrentes”. Foi momento de reflexão sobre o portador de transtorno mental e, o comportamento que se faz necessário para com a pessoa, dentro e fora de instituições responsáveis pelo tratamento. As apresentações artísticas realizadas, que contou com a participação de pacientes e funcionários chamaram a atenção. Com muita criatividade e sintonia, os atores passaram a mensagem de que a diferença transforma em igualdade, no momento em que o olhar é voltado para o diálogo sobre o portador de transtorno mental. Por fim, os participantes das apresentações deixaram uma mensagem: “Desculpe o transtorno mental. Estamos em reforma psiquiátrica”.

 O coordenador municipal de saúde mental, Dimitri Xavier Borges disse de sua alegria em promover a ampla discussão democrática sobre o assunto que é fundamental e, assim, todos tiveram sabedoria até mesmo para lidar com o problema. “Hoje trabalhamos a conscientização do usuário, desde o primeiro momento. Estamos ampliando nossos serviços, oficinas terapêuticas e, através das peças teatrais (arte, música) tivemos a certeza de como eles se sentem. Descobrimos um novo mundo, de que vale a pena viver”, ressalta Dimitri Xavier Borges.

Ass.Com.SMS

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.