Portal Caparaó - Regional de Saúde Manhumirim promove capacitação em ouvidoria
Geral

Regional de Saúde Manhumirim promove capacitação em ouvidoria

28/05/2019

MANHUMIRIM (MG) - Referências técnicas em ouvidoria dos municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Manhumirim participaram, nessa terça-feira (28/5), de uma capacitação especial sobre as manifestações de Ouvidoria. Segundo a coordenadora de ouvidoria da Regional de Saúde Manhumirim, Silvana Werner, a capacitação tem o objetivo de qualificar as referências em ouvidoria que são as responsáveis em receber as manifestações que podem vir por meio de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. “O objetivo maior desta capacitação é fornecer instrumentos para que o ouvidor municipal saiba definir as demandas que chegam até ele, saber processá-las para melhor atender o cliente do Sistema Único de Saúde e transformar aquela realidade que foi identificada como deficiente”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com o diretor da Regional de Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, as ouvidorias municipais são instrumentos que fortalecem a gestão e direcionam as ações para solução de demandas no âmbito da saúde. “Aproveito para destacar de forma positiva a participação de todos, pois percebemos que os gestores estão entendendo o verdadeiro papel das ouvidorias como mais um uma ferramenta de gestão e assim os usuários não ficam sem resposta”, destacou.

A técnica de gestão em saúde, Débora Assumpção, explicou que o treinamento contou com definições conceituais, alimentação nos sistemas de informação e principalmente o desenvolvimento prático das informações em prol de melhorias em serviços prestados, resolubilidade e humanização. “O mais importante é que todos saíram daqui com o conceito de que as ouvidorias são aliadas da gestão e isso fortalece todos, já que muitas das manifestações que acontecem podem traduzir de maneira clara a realidade com que as situações acontecem”, comemorou.

Ouvidoria

As manifestações recebidas são feitas diretamente no município por meio da ouvidoria municipal, por meio da ouvidoria regional situada na Regional de Saúde de Manhumirim, ou através do telefone 136. A ouvidoria é um canal de comunicação em que a população tem acesso e se expressa, e onde o município por sua vez, ao receber estas manifestações, tem a possibilidade de rever suas ações e serviços, a qualidade de seu atendimento, a presteza e humanização com que seus servidores atendem a população, daí a segurança de denominar a ouvidoria como um órgão de auxílio à gestão, já que muitas dessas situações podem ser melhoradas, eliminadas ou até mesmo recriadas com uma roupagem melhor e mais eficiente.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.