Portal Caparaó - Neste sábado, campanha incentiva coleta seletiva do lixo plástico em Manhuaçu
Geral

Neste sábado, campanha incentiva coleta seletiva do lixo plástico em Manhuaçu

04/06/2019 - Atualizado em 04/06/2019 14h47

MANHUAÇU (MG) - Para onde está indo seu lixo? Esta é a pergunta que pessoas ligadas ao meio ambiente em Manhuaçu estão fazendo num tom de provocação para os cidadãos. O objetivo é chamar a atenção para a coleta de lixo plástico.

O movimento conta com a iniciativa de empresas, como a Elominas Corretora, e entidades,  como a ONG Pró-Rio Manhuaçu, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu. Portais de notícias, jornais, rádios e outros meios de comunicação apoiam a campanha.

Com o propósito de despertar a atenção da comunidade para a quantidade de lixo plástico existente, a campanha convida a população a juntar todo material plástico e fazer uma entrega no dia 08 de junho, na Praça Cinco de Novembro, próximo ao coreto, no Centro de Manhuaçu.

A partir de agora, a população é convidada a separar o lixo plástico (sacolas, garrafas, brinquedos e potes) e juntar tudo para a entrega nesse dia. “Precisamos da mobilização de todos e convidamos a população para abraçar esta causa. Temos que tomar iniciativa. Vamos tentar, através da ASCAMARE (Associação de Catadores), num futuro próximo, ter um ponto de coleta de plástico em cada bairro, mas enquanto isto não acontece, temos que fazer uma coleta seletiva e criar a cultura de que cada um precisa fazer isso por iniciativa própria e uma maneira de isto acontecer é com a reciclagem”, comenta o empresário Ronan Carneiro.

O início da campanha acontecerá no dia 08/06 das 8h as 16h. Leve o material plástico separado da sua casa. É importante também chamar os filhos e falar sobre a campanha e a necessidade de reciclar o lixo e, no caso específico, o plástico.

Durante essas semanas, membros da ONG e outras entidades estão realizando palestras em escolas sobre o tema e apresentando a campanha.

PROBLEMA MUNDIAL

A poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. De acordo com a ONU, são necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.

Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto. Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.

Apenas na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado. Todos os anos, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas. No total, metade do plástico que utilizado é de uso único.

Levando-se em conta que a taxa média global de reciclagem desses produtos é de 25%, isso significa um volume enorme de lixo plástico descartado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.