Portal Caparaó - ONG planta 500 mudas no alto do Alfa Sul
Agronégocios

ONG planta 500 mudas no alto do Alfa Sul

23/12/2008 - Atualizado em 26/12/2008 14h30
Membros da ONG Pro Rio Manhuaçu plantaram quinhentas mudas de espécies nativas da região no terreno localizado acima do bairro Alfa Sul e próximo da comunidade São Francisco de Assis – antigo campo de aviação. A compensação ambiental foi realizada no domingo, 21, durante a manhã e é fruto de uma parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana).

O evento consta no calendário da organização e objetiva a compensar o meio ambiente pela produção de Dióxido de Carbono (CO2) - um dos gases responsáveis pelo aquecimento global - por cada integrante da organização em um ano.

“Não é uma compensação por ordenamento jurídico como ocorre aqueles que cientes ou não causam danos ao meio ambiente gerando infração legal. Aqui se busca pagar ao meio ambiente por aquilo que produzimos de CO2 tendo-se que a transformação de CO2 em oxigênio (O2) é realizada também pelas árvores”, explica Keller Filgueiras, um dos membros da organização não-governamental.

Como forma de facilitar o cálculo e possibilitar a compensação a quem interesse e não disponha de acesso à internet a seguinte equação é utilizada: Número de mudas que cada família deve plantar em um ano = 6 árvores por chefe de família + 4 árvores por membro da família.

Em 2007, foram plantadas 360 mudas em parceria com o IEF e a Paróquia do Bom Pastor na área do Centro de Pastoral no Bairro Matinha e agora, em 2008, foram mais quinhentas mudas numa área de aproximadamente um hectare de terreno urbano entre a comunidade São Francisco de Assis e o Bairro Alfa Sul, que sofre com a erosão pela falta de vegetação. Foram plantadas mudas de Jamelão (50), Pau Viola (50), Ameixa do Pará (50), Ipê Roxo (50), Espatódea (50), Pau Brasil (50), Quaresmeiras (50), Castanha do Pará (50), Almecegueiras (50), Goiaba (30) e Ameixa (20).

PLANTE VOCÊ TAMBÉM

O espaço é grande e continua disponível à população de Manhuaçu para a família que desejar também compensar o meio ambiente. “Para informações técnicas necessárias, solicitamos que entrem em contato com o senhor Milton Filgueiras no Bairro Alfa Sul ou pelo telefone 9951 1229”, conta o diretor. Ele explica que o contato é importante para cadastrar o tipo e quantidade de mudas que o terreno estará recebendo, além de identificar a pessoa e a família que participa da iniciativa.

Carlos Henrique Cruz - 23:26 - 23/12/08 - portalcaparao@gmail.com 

 

 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.