Portal Caparaó - Aeroporto Regional de Manhuaçu: iniciado o processo de homologação
Geral

Aeroporto Regional de Manhuaçu: iniciado o processo de homologação

20/05/2007 - Atualizado em 24/05/2007 07h57

A Prefeitura de Manhuaçu assumiu o aeroporto regional Elias Breder, no distrito de Santo Amaro de Minas. A entrega da obra pela empreiteira Conserva Engenharia abre o caminho para a homologação. O valor total dos investimentos foi de 8,6 milhões de reais.

Durante a terça-feira, funcionários finalizaram os trabalhos na área e os responsáveis pela empresa entregaram um relatório detalhado das obras e materiais.

Na estrutura, além do asfaltamento, drenagem, sinalização de pista, urbanização, iluminação externa, construção de um terminal de passageiros, pátio para aeronaves e balizamento noturno.

Construído na década de 50, o antigo aeroporto era, até pouco tempo, um pequeno campo de pouso de terra. Agora, recuperado e ampliado, tornou-se um dos mais modernos aeroportos regionais com pista pavimentada, adequada para uso diário e noturno, com capacidade para receber aviões de até 60 passageiros.

As intervenções incluíram a ampliação e reforma da pista de pouso e decolagem que agora tem 1.170 metros, além de 4 mil metros de pátio para aeronaves e sala de embarque com 320 metros quadrados.

Na tarde de terça-feira, o prefeito e o Secretário de Obras Adejair de Barros estiveram no local para acompanhar o inventário de tudo o que foi entregue. Breder adianta que pretende alçar vôos mais altos. “Com o aeroporto pronto e a iluminação da pista para operação de vôos noturnos, agora, é lutar pelo credenciamento de companhias aéreas para incluírem Manhuaçu em suas rotas”, afirmou. A próxima etapa é licitar a administração do local.

Segundo os funcionários da prefeitura que vigiam a rotina do local, o pouso e decolagem de aeronaves tem sido constante. "Muitas pessoas passam e visitam o aeroporto diariamente, agora estamos aguardando o processo de homologação", afirmou.

A Total Linhas Aéreas já manifestou interesse em Manhuaçu, mas a oferta de vôos regulares depende de muitos fatores, como demanda e potencial econômico da região. "Apesar disso, o local já é muito utilizado. Neste domingo mesmo, mais um empresário veio de avião para um evento na região", afirma a responsável pela administração do aeroporto, Patrícia. 

Carlos Henrique Cruz - 20/05/07 - 20:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.