Portal Caparaó - UNIFACIG abre núcleo da ONG Engenheiros Sem Fronteiras em Manhuaçu
Geral

UNIFACIG abre núcleo da ONG Engenheiros Sem Fronteiras em Manhuaçu

11/07/2019

MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu passa a integrar o mapa de atuação da internacional ONG Engenheiros Sem Fronteiras (Engineers Without Borders – International – EWB-I), a partir de iniciativa tomada pela Coordenação e alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFACIG.

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (EsF) está presente em 65 países ao redor do mundo, em diversas realidades como Iraque, Austrália, Itália, Jordânia, Gana, Camboja, Canadá, entre outros.

No Brasil, a organização foi fundada em 2010, em Viçosa (MG), e, atualmente, conta com mais de sessenta núcleos.

A abertura do novo núcleo da ONG, que tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia, foi aprovada por meio de processo seletivo. Os principais campos de atuação da ONG são educacional, gestão e empreendedorismo, infraestrutura e sustentabilidade.

A área educacional tem como objetivo introduzir a importância da engenharia em um contexto de aprendizado social, podendo estar voltado a capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e iniciativas de conscientização.

Entre as expertises dos engenheiros estão o planejamento de processos, a gestão de negócios e o próprio empreendedorismo. Esse campo está relacionado com métodos, ferramentas e organização de gestão de instituições, assim como o incentivo / fomento a atividades empreendedoras.

Com o objetivo de promover acesso à infraestrutura física de qualidade àqueles não têm condições financeiras para tal fim, os projetos desta área têm foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições (arrecadação de alimentos, brinquedos, pintura, reforma, projeto hidrossanitário, etc.).

Entre os pilares de atuação dos Engenheiros Sem Fronteiras, a promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de projetos direcionados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, uso consciente de espaços, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.

A equipe fundadora do EsF Núcleo Manhuaçu, acompanhada por Kastelli Pacheco Sperandio, Professora Orientadora da ONG e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, é composta pelos alunos do curso de Engenharia Civil do UNIFACIG Daniela de Ornelas, Diretora Geral; Darah Eller, Vice-diretora Geral; Marcos Willian da Silva, Diretor de Comunicação; Marcus Vinícios Clemente, Diretor Financeiro; Mariana Gonçalves, Diretora de Gestão de Pessoas; Dheyson Morais, Diretor de Projetos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.