Portal Caparaó - Equipe do ESF Santa Luzia e universitários levam futuras mamães à maternidade
Geral

Equipe do ESF Santa Luzia e universitários levam futuras mamães à maternidade

15/07/2019 - Atualizado em 16/07/2019 08h34

MANHUAÇU (MG) - Em continuidade ao trabalho desenvolvido com as futuras mamães do Bairro Santa Luzia, os acadêmicos do 10º Período de Medicina do Centro Universitário UNIFACIG, que desenvolvem o projeto "Doce Espera", fizeram mais uma belíssima caminhada com as gestantes. A iniciativa conta com total apoio dos profissionais da Secretaria M. de Saúde, da Prefeitura de Manhuaçu.

Desta vez, a mobilização envolveu visita técnica em dois locais e contou também com a participação da Coordenadora da ESF Santa Luzia, enfermeira Dayane Knupp e de agentes de saúde.

Primeiramente, a visita aconteceu no campus UNIFACIG para melhor compreensão dos passos mais importantes da gestante, o comportamento na hora do parto para que seja bem sucedido, além do cuidado que devem ter assim que o bebê nascer.

Os acadêmicos de Medicina explicaram em pormenores todo o procedimento feito com a futura mamãe para que os ‘mitos’, as conversas e estórias sejam apagadas da mente. Segundo eles,  a sensação de confiança é a chave para um parto bem-sucedido, pois, na prática, significa menos dor e evolução mais rápida do trabalho de parto. Eles lembraram ainda que estudos comprovam que a presença de uma pessoa querida e bem preparada faz toda a diferença para a parturiente se sentir segura. Além disso, ter um acompanhante garante que os desejos da mulher serão respeitados e que nenhum procedimento seja tomado sem a autorização da parturiente.

A outra parte da visita aconteceu na maternidade e sala de parto do Hospital Cesar Leite, onde as gestantes foram acolhidas e tiveram aula sobre procedimentos, hora do parto e pós-parto.

Também foi apresentada às futuras mamães do projeto "Doce Espera" toda a estrutura da sala, para que possam ter tranquilidade no final da gestação e o início da nova fase. Elas retornaram radiantes, tranquilas e sabedoras de que mitos propagados nada têm com a prática, bem como a atuação profissional no momento mais lindo de suas vidas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.