Portal Caparaó - Empresários negociam retomada dos voos para BH
Economia

Empresários negociam retomada dos voos para BH

16/07/2019 - Atualizado em 16/07/2019 16h27

CARATINGA (MG) - Os voos diários que eram realizados no aeroporto de Santo Amaro de Minas com destino a Belo Horizonte, por meio do programa Voe Minas, foram suspensos no dia 30 de junho. Desde então, empresários de Manhuaçu e Caratinga, que também foi afetada pela suspensão do programa, têm se reunido em torno de propostas para que estes voos permaneçam em operação nestas cidades, por meio da iniciativa privada.

Na semana passada, houve reunião na sede da Associação Comercial de Caratinga (ACIC), com presença do Presidente ACIAM - Silvério Afonso, Presidente da ADESC - André Farrath, Presidente da ASCON - Daniel Gerard, Presidente da ACIC - Leonardo Sather, Vice-prefeito de Manhuaçu, Renato César Von Randow.

No momento, as negociações estão sendo feitas com a empresa Real Aviation. Houve uma primeira reunião em Manhuaçu, em junho. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) está em tratativas com operadores privados e entidades locais que se interessaram em assumir rotas de alta procura do Voe Minas Gerais. Já atuando nos voos de Teófilo Otoni, a Real Aviation conta com a cooperação da Companhia durante a transição do projeto para a iniciativa privada.

No município do Vale do Mucuri, o grupo constituído por empresários, lojistas, instituições públicas e privadas, concordou com a exigência da empresa, para a criação de um fundo garantidor no valor de R$ 20.000, utilizado para cobrir os gastos, caso taxa de ocupação seja insuficiente para pagar o custo da operação, ou seja abaixo dos 70%. A Real Aviation atua no atendimento, já a Two Flex, se mantém como operadora da linha. A malha aérea tem uma frequência de operação segunda a sexta, com um voo que sai de Teófilo Otoni às 7h55 e chega por volta de 9h05 em Belo Horizonte. E um voo de 16h40 saindo da capital mineira para Teófilo Otoni.

As passagens já estão sendo vendidas, mas o site oficial ainda não está ativo. A princípio, o projeto se chamará Real Minas.

A partir do atendimento que já está sendo realizado em Teófilo Otoni, os empresários buscam uma proposta de acordo com a realidade do município de Caratinga e de Manhuaçu. As entidades estão intermediando a negociações e mobilizando o empresariado para a manutenção dos voos.

A Codemge, por meio de nota, frisou que o Voe Minas Gerais foi descontinuado após uma avaliação dos projetos em andamento, buscando melhorias e o adequado atendimento ao povo mineiro. A decisão pelo encerramento da iniciativa levou vários fatores em consideração na análise, entre eles a realidade financeira atual do Estado e o valor de subsídio demandado pelo projeto para sua operação – de 2016 a 2019, R$ 18 milhões.

A companhia informou ainda que, embora o Voe Minas Gerais tenha sido encerrado em 30 de junho, o município de Teófilo Otoni permanece recebendo voos por meio de operador privado, sem interrupção do serviço. “Há também tratativas em andamento com empresários e entidades da região de Caratinga e Manhuaçu para aplicação desse modelo nos municípios”, finalizou.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.