Portal Caparaó - Defesa Civil está em alerta durante feriado de ano novo
Geral

Defesa Civil está em alerta durante feriado de ano novo

29/12/2008 - Atualizado em 31/12/2008 18h02

Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) estarão de prontidão durante o recesso de Ano Novo, com técnicos, viaturas, máquinas e equipamentos para atender as cidades atingidas pelas chuvas. Os depósitos da Cedec estão equipados com cobertores, cestas básicas, kit medicamento, lonas e outros materiais. De acordo com o meteorologista do MG Tempo/Cemig/PUC Minas, Ruibran dos Reis, a frente fria instalada sobre o Estado está perdendo força.

Nos próximos dias, a tendência é a redução da intensidade e ocorrência de chuvas típicas de verão. Na noite do dia 31/12 estão previstas pancadas de chuva nas regiões Sul, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana.

Mesmo com a redução da intensidade de chuvas, a Cedec mantém o alerta sobre riscos de deslizamento em algumas cidades onde o solo está saturado. O alerta é, principalmente, para Juiz de Fora, Miraí, Muriaé e Ponte Nova, na Zona da Mata, e Divinópolis, região Oeste. Uma nova frente fria, vinda da Argentina, chegará a Minas Gerais na sexta-feira (02/01), como informa Ruibran dos Reis, e deve provocar chuva de granizo na Zona da Mata e no Sul de Minas, no final da tarde e no início da noite.

Segundo o major Silvio Filho, da Defesa Civil, serão emitidos alertas às prefeituras e às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, Polícia Militar e Bombeiros para que avisem aos moradores sobre os riscos da tempestade de granizo. “As comunidades serão avisadas para não saírem de carro e para protegerem suas casas”, disse.

O MG Tempo informou que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já choveu 720 milímetros, volume 120% a mais do que o normal para esta época do ano. Na Zona da Mata já choveu 170% a mais (650 mm); região Oeste 60% a mais (540 mm).

Muriaé

Em Muriaé, 39 bairros e três distritos da cidade estão com ocorrências de desabamentos. O bairro Aeroporto, um dos mais atingidos pelas chuvas, está parcialmente interditado. A secretária da Defesa Civil Municipal, Carla Barroso Morcef, informa que prosseguem os trabalhos de vistoria e de remoção das famílias em caso de risco de deslizamento. Lonas estão sendo usadas pelas equipes de vistoria para a cobertura de encostas para evitar deslizamentos.

No domingo (27) as equipes de vistoria e remoção, compostas por assistentes sociais, engenheiros e bombeiros, tentaram evacuar várias ruas na cidade. Seis famílias fizeram a mudança para novas casas e outras 20 foram removidas e encaminhadas para abrigos e casas de parentes.  Os seis abrigos de Muriaé estão atualmente com cerca de 130 pessoas. As famílias que estão nos abrigos e casas de vizinhos ou parentes estão recebendo lonas, colchonetes e alimentos. 

 “Em vários pontos da cidade teve queda de muros, árvores e deslizamento de barrancos, a nossa prioridade é remover as pessoas da área de risco”, explica a secretária municipal de Ação Social, Eveline Castro do Amaral. “O problema é que as famílias saem à noite e voltam durante o dia”, completa a secretária.

Bacia do Rio Doce

O Sistema de Alerta de Enchentes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) informa que o nível do Rio Piranga, em Ponte Nova, está acima da cota de enchente e tende a subir. Em Governador Valadares, a tendência do Rio Doce também é de elevação do nível das águas, porém de acordo com informações da Defesa Civil Municipal não há ocorrências de inundação na cidade.  Em Nova Era e Mário de Carvalho, o rio Piracicaba já atingiu o nível de cota de alerta e a tendência é subir o nível ao longo do dia.

Situação das estradas

No momento, 77 trechos da malha rodoviária estadual estão com eventuais danos causados pelas chuvas. Quatro pontos - ponte em via de acesso que liga o entroncamento da BR-259 (Curvelo) ao entroncamento da BR-135 para Montes Claros; MG-040 no trecho Brumadinho/ Bonfim;  MG-220 no trecho de Santo Hipólito a BR-135; MG-350, no trecho Pouso Alto/Virgínia – estão interditados. Esses locais devem necessitar de obras para liberação de tráfego.

Outros dois pontos - MG-050, trecho Betim/Juatuba; MGC-367 em Virgem da Lapa / Berilo – estão momentaneamente interrompidos e devem ser liberados em breve. Outros 71 trechos estão com tráfego precário ou em meia pista. A lista completa está disponível no site www.transportes.mg.gov.br, link Situação da Malha Rodoviária no período chuvoso.

Últimas ocorrências

Em Brumadinho, na RMBH, o rio Paraopeba transbordou e atingiu os bairros Centro, São Conrado, Santo Antônio, Progresso II e Cohab. A inundação aconteceu no domingo (28), quando 35 famílias foram removidas de suas casas e encaminhadas para abrigos ou casas de parentes.

Nesta segunda-feira (29), a Defesa Civil Municipal de Maria da Fé informou que o ribeirão Cambuí transbordou e atingiu os bairros Centro, Laje, Turquia, Grota e São João. Durante a madrugada, 82 famílias foram removidas, mas, com queda do nível das águas do ribeirão, retornaram para suas residências. No momento, duas famílias estão desabrigadas. Cerca de 500 pessoas estão isoladas no bairro Grotas, na zona rural, devido à queda de uma ponte.

Desde o início das chuvas em setembro, a Defesa Civil Estadual registrou a morte de 18 pessoas, 56.668 ficaram desalojadas e 5.995 ficaram desabrigadas. São 53 os municípios em estado de emergência. No total, 92 cidades foram atingidas pelas chuvas em Minas Gerais.

Superintendência de Imprensa/ Subsecom - 29/12/08 - 21:40

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.