Portal Caparaó - Durandé sediará Competição de Cães de Pastoreio
Geral

Durandé sediará Competição de Cães de Pastoreio

21/07/2019 - Atualizado em 22/07/2019 08h22

DURANDÉ (MG) - Cães começam a ganhar espaço, antes ocupados por peões, nas propriedades rurais, conduzindo rebanhos de gado ou ovelhas. Em Durandé, um centro de treinamento prepara animais para a tarefa.

A técnica está sendo aplicada na região. Por meio do treinamento, os cães ficam habilitados a guiar rebanhos. Quem quiser pode ver de perto uma demonstração do trabalho dos cães de pastoreio pode prestigiar a 6ª Prova de Cães de Pastoreio em Durandé, nos dias 03 e 04 de agosto, na Fazenda Álvaro Spínola, na entrada de Durandé.

O uso de cães no trabalho rural é muito comum entre fazendeiros de Minas Gerais e está ganhando novas regiões. A expectativa é que a competição em Durandé tenha participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Bahia. O evento é uma etapa da competição mineira.

A premiação total é de 10 mil reais. Haverá provas com ovelhas no sábado às 08 horas. No domingo, dia 04, no mesmo horário, a prova é com bois. A entrada é franca e há restaurante e bar no local.

O centro de treinamento Adonis Colombo funciona em uma propriedade rural em Durandé.

Adonis Colombo é treinador, criador ativo da AMBC (Associação Mineira de Border Collie Pastoreio), na qual é membro fundador.

Carrega em seu currículo a experiência de ministrar cursos por todo o país e ainda internacional, sendo ministrante do 2° Seminário Internacional de Pastoreio realizado na Argentina. Seu interesse pelo adestramento de cães o fez atravessar o continente e ir até a Europa buscar formação para tal área, onde passou três meses fazendo cursos e treinando cães no continente Europeu, onde surgiu o pastoreio.

​Entre outros títulos em provas de pastoreio destacam se:

Bi-Campeão mineiro de pastoreio: 2014 (Novatos ovinos-2015 Ranch ovinos)   

Vice-Campeão Brasileiro 2015           

Vice-Campeão no Cão do futuro 2016     

Campeão em São Fidélis - RJ (AMBC - Novatos ovinos)

3° Lugar em Divinópolis - MG (AMBC - Novatos ovinos)

Campeão em Durandé - MG (AMBC - Novatos bovinos)

3° Lugar em Pedro Leopoldo - MG (AMBC - Ranch ovinos)

3º Colocado em ranch ovinos brasileiro - 2016 - Torres - RS

3º Colocado ranch bovinos brasileiro - 2016 - Torres – RS

Para conhecer mais: https://www.ctadoniscolombo.com.br/

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.