Portal Caparaó - Caixa e Prefeitura de Manhuaçu assinam convênio de 18 milhões
Agronégocios

Caixa e Prefeitura de Manhuaçu assinam convênio de 18 milhões

30/12/2008 - Atualizado em 06/01/2009 16h22

A Prefeitura de Manhuaçu assinou na terça-feira, 30, convênio com a Caixa Econômica Federal pertinentes a recursos que serão liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu. O contrato prevê a liberação de recursos da ordem de 18 milhões de reais para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura de Manhuaçu, presidida pelo Prefeito Sérgio Breder, com a participação do Gerente Geral da Caixa, João Francisco, dos gerentes João Batista e Eder Veríssimo, do Deputado Sebastião Costa, o diretor do Saae Gentil Pazelli, vereadores, funcionários do Saae e secretários municipais. O convênio soma R$ 18 milhões, sendo R$ 4,2 milhões liberados nesta primeira etapa.

A iniciativa é fruto de uma parceria com o governo federal, através do empenho do Deputado Federal Paulo Abi-Ackel. “É a maior obra de saneamento do interior do estado em execução. Financiada pela Caixa Econômica Federal, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu será responsável pelo tratamento de até 35% dos efluentes gerados na cidade, beneficiando milhares de famílias”, explicou o deputado federal, em entrevista à Rádio Manhuaçu.

TRÊS ANOS

O Diretor do Saae Gentil Pazeli fez questão de frisar o empenho de toda a equipe e ressaltou o grande ganho que a obra permite. “A cidade de Manhuaçu concentra grande parte das atividades comerciais e residenciais do município, que geram a maior parte da carga poluidora do rio Manhuaçu. O volume de poluição tem impacto direto na bacia e na qualidade do meio ambiente. A primeira estação de tratamento reduzirá consideravelmente a contaminação do rio e prolongar a vida útil das fontes de água doce que abastecem a região. O projeto é fazer todo o tratamento em alguns anos”, concluiu.

Para o prefeito Sérgio Breder a assinatura do convênio e a liberação dos recursos representa a melhor forma de encerrar a gestão 2005-2008. “Hoje temos água tratada em 100% do município, já temos redes coletoras de esgoto em mais de 90% e vamos vencer o desafio de tratar o esgoto e despoluir o rio Manhuaçu. É o maior investimento já feito na cidade nos últimos anos, superando inclusive o aeroporto regional de Santo Amaro”, ressaltou. O prefeito agradeceu o empenho do Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, do Deputado Estadual Sebastião Costa e das equipes do Saae e Caixa.

Em sua fala, o gerente João Francisco ressaltou a alegria da Caixa em participar de um projeto como esse. “Nossa função é participar da comunidade e isso temos feito mensalmente com recursos injetados na economia local na ordem de 14 milhões de reais, através de programas sociais como Bolsa Família. Contudo, esse projeto é mais significativo, porque nos permite atuar na qualidade de vida toda a população”, destacou.

Carlos Henrique Cruz - 22:16 - 30/12/08 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.