Portal Caparaó - Parceria entre Escola e Presídio de Abre Campo muda rotina de detentos durante 1ª Feira Literária
Geral

Parceria entre Escola e Presídio de Abre Campo muda rotina de detentos durante 1ª Feira Literária

14/08/2019

ABRE CAMPO (MG) - Os professores da Escola Estadual Professor Ernesto de Melo Brandão em parceria com a administração da unidade prisional de Abre Campo mudaram a rotina de 60 detentos, que participaram da Primeira Feira Literária, realizada no Presídio. Trabalhando com o tema ‘literatura brasileira”, o evento foi promovido no final do último mês, e o seu sucesso ilustra a importância do papel fundamental do desenvolvimento da cultura (em especial da literatura), nas mudanças sociais, na evolução do comportamento humano e na construção da identidade cultural do ser humano.

“E no caso das pessoas privadas de liberdade, representa também um grande incentivo para a ressocialização”, avalia a Diretora Adjunta do Presídio, Isabelle Dutra. Segundo ela, o principal objetivo da Feira Literária foi despertar nos detentos os valores culturais, pedagógicos e artísticos, contribuindo assim, para a formação de novos cidadãos.

Visando um trabalho de reintegração social, a E. E. Prof. Ernesto de Melo Brandão, mantém uma ramificação dentro do Presídio de Abre Campo e lá funcionam salas de aulas específicas para os detentos.

Para a Professora de língua portuguesa da escola, Neide Coelho “viajar pelo universo da literatura e desenvolver a escrita e leitura, nos leva a conhecer o passado, para viver com sabedoria o presente e contribuir para a construção de um futuro melhor”.

Já a Professora de geografia e História, Tatiani Cristina Alves, afirma que os alunos da escola, foram inscritos para fazer a prova deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). “A nossa expectativa é muito boa, pois todos os anos, temos altos índices de aprovados”, comenta.

Segundo a professora durante o ano, acontecem vários projetos, com temas atuais e significativos, sempre envolvendo as duas instituições.

“Tivemos educandos que formaram na escola e que hoje encontram-se livres (com suas penas pagas), integrado na sociedade e até mesmo fazendo faculdade ou dando aulas em escolas públicas e privadas. Inclusive, a escola fica satisfeita em saber que a maioria não deixa de estudar, há alguns que estão fazendo cursos”, comemora.

Tatiane Alves, lembra ainda que  dentro desta parceria existente entre a escola e o presídio, no próximo mês de outubro, está previsto para acontecer uma nova  Feira e  os temas a serem trabalhados serão dos conteúdos de história e geografia.

O Diretor do Presídio Leandro de Freitas avalia como  positivo o trabalho de parceria .

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.