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Conselho de Educação de Manhuaçu prepara o 2º Fórum de Educação Inclusiva

24/08/2019

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Educação está preparando o 2o Fórum de Educação Inclusiva, para debater a importância da inclusão, temática cada vez mais presente no ambiente de ensino. O evento estará acontecendo no dia 10 de setembro, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores. A partir das 7:30 inicia o credenciamento. Professores, educadores e gestores ligados à área poderão participar, entre outros profissionais, por se tratar de um assunto relevante, novo e que preocupa pais e até mesmo educadores, que sentem dificuldade para lidar com alunos que precisam de mais atenção.

O Conselho, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação tem sido procurado constantemente, para tratar da questão relacionada ao crescimento da procura de pais, para conhecer um pouco mais sobre a inclusão e, por ter em casa alguém com necessidade especial. Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular.

Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Educação houve debate, formou-se as comissões para iniciarem o trabalho nos próximos dias, mobilizando toda a comunidade escolar, pais, professores para participarem do 2o  Fórum, que terá como tema central “Distúrbios Na ou Da Aprendizagem. Para isso, a comissão convidou um médico neuro pediatra e uma fonoaudióloga especialista em autismo e em gestão sobre Inclusão, para estarem debatendo o assunto junto aos participantes, sobre como lidar com alunos que tem esses distúrbios.

A presidente do Conselho, professora Celeste Fraga explica que, na parte da manhã os profissionais estarão abordando o tema e, à tarde o tema será focado para a questão relacionada leitura nas escolas. Alunos do Ensino Fundamental e Médio não têm vocação para ler e, com a participação de todos os profissionais discutindo o tema, torna –se fundamental para abrir um novo espaço para ampliar a discussão acerca da Inclusão. Também será feita abordagem do tema “desgosto pela leitura na escola”, que gera preocupação devido a tantos alunos que sequer buscam uma boa leitura, para melhorar o conhecimento. “É um conceito amplo. Devemos atinar por uma leitura mais interativa e, tentar descobrir junto com os professores o motivo que está levando os alunos a não gostarem de ler”, disse a presidente Celeste Fraga.

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento da ficha, que está sendo encaminhada para as escolas e instituições. Para maiores informações, os interessados podem ligar para (33) 3332-3636 e falar Maria de Fátima Mayrinck, Fabiana e Kênia Francini.

Eduardo Satil / Comissão de Divulgação

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