Portal Caparaó - Criatividade no campo: cafeicultor adapta torrador manual
Agronégocios

Criatividade no campo: cafeicultor adapta torrador manual

27/08/2019

SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - Muitos produtores rurais inovam em suas propriedades com invenções que facilitam o dia a dia de trabalho. Foi o caso do cafeicultor Leandro Rodrigues da Silva, de Santana do Manhuaçu. Com criatividade, ele adaptou um torrador manual de café com materiais reaproveitados, como motor de tanquinho e roda de bicicleta infantil. O resultado foi um torrador ”automatizado”.

Segundo Lucas Rodrigues da Silva, irmão do inventor, a base da família de dez pessoas é a cafeicultura e a mãe deles, Leonídia Rodrigues da Silva, fica responsável pela torra. A ideia de Leandro foi fazer a mãe ganhar tempo para cuidar de outras atividades.

 “Meu irmão é muito curioso e gosta de inventar. Ele teve essa ideia para ajudar a nossa mãe. Reuniu algumas peças e fez a adaptação do torrador para facilitar o trabalho dela. Assim, ela não precisa ficar junto ao torrador a maior parte do tempo”, contou.

A família é uma das atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café) do Sistema Faemg/Senar Minas. A solução para o trabalho de torra chamou a atenção do técnico Jorge Araújo Santos, que fez o registro do maquinário.

“Foi muita criatividade e aproveitamento de peças que tinham em casa. Achei super criativo e prático, pois, nesse tipo de torrador, a pessoa tem ficar perto do fogo o tempo todo. Com esta invenção, a pessoa só chega perto para ver o ponto da torra, evitando a exposição excessiva ao calor”, contou.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.