Portal Caparaó - Chuvas já mataram mais do que 2007/2008
Segurança

Chuvas já mataram mais do que 2007/2008

13/01/2009 - Atualizado em 15/01/2009 00h07

Os temporais que atingiram Minas Gerais já mataram 25 pessoas desde setembro, marca bem superior à registrada no período chuvoso anterior (2007-2008), que se encerrou com 20 óbitos. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) comunicou ontem a morte de um homem em Espera Feliz, na Zona da Mata, vítima de desmoronamento.

De acordo com a prefeitura da cidade, Mateus José Martins, de 79 anos, morreu às 18h30 de quarta-feira, quando um barranco de 15 metros desabou sobre a casa em que ele vivia, no Centro. Ele estava no banheiro e morreu antes que funcionários da Secretaria Municipal de Obras retirassem os escombros.

A cidade sofreu com o aguaceiro principalmente no início da semana. Na terça-feira, o Rio São João subiu 5 metros, alagou 450 imóveis e provocou 30 deslizamentos pelo município, que decretou estado de emergência. A água começou a baixar na quarta-feira e, agora, a prefeitura se encarrega de vistoriar imóveis atingidos.

"A prioridade é retirar as famílias que estão em risco", explica o engenheiro da Defesa Civil Municipal, Rubens Cabral de Almeida Júnior. O órgão conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros no trabalho e, ontem, distribuiria cestas básicas, cobertores e colchões aos atingidos. O saldo de mortos desta temporada já é quase o mesmo do biênio 2006-2007 (26), cujo volume de chuvas foi alto.

Até esta terça-feira, a previsão é de uma trégua no estado. O sol deve permanecer aberto na maioria das regiões, com a possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde e à noite. A meteorologista Adma Raia, do MG Tempo/Cemig/PUC Minas, diz que a chegada de uma frente fria no fim da próxima semana, proveniente do Sul do país, deve trazer o mau tempo de volta.

Com informações do Portal Uai - 13/01/09 - 11:15 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.