Portal Caparaó - Ipanema supera seus recordes com queijo, doce de leite e queimadinha gigantes
Entretenimento

Ipanema supera seus recordes com queijo, doce de leite e queimadinha gigantes

10/09/2019 - Atualizado em 11/09/2019 08h11

IPANEMA (MG) - Em sua décima edição, a Festa do Queijo de Ipanema MG aconteceu do dia 05 ao dia 08 de setembro de 2019 no Parque de Exposições da CASEMG. O município entrou novamente para o livro dos recordes com a fabricação do maior Queijo Minas Padrão do Mundo, do maior Doce de Leite do Mundo. Uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro com queimadinha completa a lista das atrações gigantes do evento e que quebrou seus próprios recordes.

O Laticínio Dois Irmãos superou seu próprio recorde, produzindo um queijo com mais de duas toneladas (2.284 kg), já a Fábrica de Doces Nhá Nair produziu um doce em barra com 828 quilos e assim, registrou mais um recorde no Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro) e o Laticínio Delbom com o título de Maior queimadinha do país, bateu o próprio recorde de 1.150 litros de queimadinha.

O evento comemorou também os 107 anos de emancipação política do município e a festa contou com atrações musicais de nível nacional em sua programação. Destaque para os shows de Michel Teló (06/09) e Thaeme e Thiago (08/09).

Houve também o “1º Festival Celebrai”, um evento que trouxe a oportunidade das igrejas evangélicas participarem da festa com seus grupos musicais e abrilhantar mais ainda a programação.

O concurso de queijo e cachaça artesanal teve sua terceira edição e aconteceu no dia 08/09. Os melhores produtores de cada categoria foram premiados em dinheiro. Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante a festa.

Integrando a extensa programação, houve o Festival “Vozes de Ipanema” (07/09), que é um concurso musical reunindo os cantores da cidade e o tradicional Desfile Cívico (06/09).

FABRICAÇÃO

Para a produção do queijo, foram gastos aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O produto foi fabricado na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica garantindo higiene e qualidade do produto.

A produção do doce de leite, que neste ano superou os 810 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, na semana da Festa. Para a quantidade superior a 810 quilos, o processo de preparo durou mais de 8 horas. Para a produção, foram usados aproximadamente 1.400 litros de leite e 430kg de açúcar. Após o processo o doce foi para a enformagem e ‘‘descansa’’ até o dia 07 de setembro quando foi auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

A produção da Queimadinha, que é uma mistura de açúcar queimado e leite, começou 11 horas da manhã do dia 07, no Parque de Exposições, através de uma chaleira gigante com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro.

DESFILE

Às onze horas da manhã foi iniciada a produção da queimadinha na chaleira no Parque de Exposições da CASEMG. Às quinze horas e trinta minutos, do dia 07 de setembro (sábado), o queijo e o doce de leite, foram auditados por um fiscal do Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro), aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos foi marcada para as dezesseis horas, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita no Parque de Exposições em seguida.

Concurso Queijo e Cachaça Artesanal

Na sua terceira edição, o concurso de queijo e cachaça artesanal teve o intuito de expor os principais produtores de Ipanema e região. O público pôde acompanhar o concurso e até degustar os produtos no dia 08 (domingo) a partir das 20 horas no Parque de Exposições. Uma comissão julgou os melhores, que foram premiados.

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio do Laticínio dois Irmãos, para a produção do Queijo, da fábrica de doces Nhá Nair, para a produção do Doce de Leite e do Laticínio Delbom para a produção da Queimadinha.

Portal Simonésia / Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ipanema

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.