Portal Caparaó - Banda do 11º BPM é declarada patrimônio imaterial de Manhuaçu
Geral

Banda do 11º BPM é declarada patrimônio imaterial de Manhuaçu

20/09/2019

MANHUAÇU (MG) - Banda de Música do 11° Batalhão da Polícia Militar foi tombada como patrimônio imaterial de Manhuaçu. A entrega do certificado de tombamento foi feita em cerimônia na Secretaria Municipal de Cultura com a presença do COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural).

O ato teve a presença da Secretária de Cultura e Turismo, Gena Clara; Presidente do COMPAC, Dilma Resende; Diretor de Cultura, Fabrício Santos; Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Ronaldo Franco de Oliveira; Regente da Banda de Música do 11º BPM, Capitão Adilson.

História

A Banda de Música do 11º BPM, com sede na cidade de Manhuaçu-MG, foi criada em 10 de agosto de 1966, com 45 músicos, pelo Digníssimo Senhor Comandante Geral Coronel PM José Ortiga e o Comandante do 11º BPM o senhor Major PM Luiz Nunes Neto.

Seu primeiro Regente foi o 1º Sargento Músico Edson de Lima Fernandes, que utilizou o salão da liga dos operários como local de ensaio.

A primeira apresentação para o público externo, foi na cidade Espera Feliz em setembro de 1967. Sua primeira apresentação de grande vulto deu-se na cidade Histórica de “Ouro Preto”, agosto de 1968, quando conquistou o primeiro lugar em concurso promovido pela Secretária de Turismo e pelo Jornal “O Globo”.

A Corporação musical – Sentinela do Caparaó é considerada um patrimônio artístico e cultural da Sociedade da Vertente Ocidental do Caparaó e do Comando Regional do Policiamento.

Sempre requisitada para apresentações em festas Religiosas, comemorações cívicas-militares Sociais e culturais na sua região e adjacentes, angariando os mais efusivos aplausos de toda comunidade atendida pelo Sentinela do Caparaó, desde idosos, adultos e jovens, conquistando os adolescentes e crianças, e proporcionando a todos o direito de embevecer dos sons melodiosos e harmônicos que enchem e transbordam os corações.

A Banda de Música do 11° BPM atende demandas nos municípios e diversos distritos pertencentes à área territorial de responsabilidade da Unidade, atendendo também todos os municípios e distritos da área do 62° BPM em Caratinga e 21ª Cia Independente em Ponte Nova, num total de 58 Municípios.

Desde a sua fundação, já passou pela batuta de vários regentes e, atualmente, está sob a regência do Capitão Músico Adilson Júnior Rodrigues de Freitas.

Com informações da Polícia Militar

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.