Portal Caparaó - Projeto de Manhuaçu é destaque em concurso da Secretaria de Estado de Saúde
Geral

Projeto de Manhuaçu é destaque em concurso da Secretaria de Estado de Saúde

04/10/2019

MANHUAÇU (MG) - Experiências de vigilâncias de dez municípios mineiros foram apresentadas e selecionadas para disputar vagas no 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), que acontecerá entre 24 a 27 de novembro, em Belo Horizonte. Esse é considerado o maior evento de vigilância sanitária do Brasil.

Manhuaçu concorreu com um projeto, que tem o objetivo de despertar a consciência sanitária nos alunos. Eles participaram do concurso de desenho com o tema “Se tem Saúde tem Vigilância Sanitária”.

Os dez alunos da Escola Municipal Sônia Maria Batista, autores dos desenhos mais criativos realizaram uma visita com os fiscais de VISA a um supermercado de Manhuaçu, para despertar a consciência sanitária nos alunos participantes da gincana, “Se tem Saúde tem Vigilância Sanitária”.

Teve ainda, o objetivo de demonstrar a importância da atuação do Fiscal Sanitário na Saúde Pública e, o papel da Vigilância Sanitária para população. Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral Costa Teixeira, o projeto além de despertar nas crianças a consciência sanitária, teve foco na importância da vigilância para o nosso dia a dia.

“Temos muito o que comemorar. Nosso projeto não vai parar por aqui, pois temos outras etapas para serem executadas. Estamos contentes de ter nossa iniciativa selecionada, e estarmos entre os escolhidos para participar do SIMBRAVISA”, comemorou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Aparecida Gonçalves comemorou o resultado. “É extremamente importante compartilhar as experiências de sucesso, que tivemos em Manhuaçu, para que sirva de modelo a outros municípios. É uma conquista de todas as vigilâncias da nossa cidade. É muito prazeroso plantar essas sementinhas de consciência nas nossas crianças”, destacou Lorena Aparecida.
Para a secretaria Municipal de Saúde, Karina Gama, esse resultado demonstra a dedicação do trabalho em equipe e, a preocupação da Vigilância para tratar o tema de ações voltadas à saúde. “Ter um trabalho vencedor entre tantos concorrentes, nos enche de alegria e orgulho da equipe que temos”, disse.

Além do projeto de Manhuaçu, também foram selecionadas as ações dos municípios de Guaraciaba, Timóteo, Belo Oriente e Bonfim.

SIMBRAVISA

O SIMBRAVISA reúne acadêmicos, serviços de vigilância sanitária e representantes da sociedade civil, para debater teorias e práticas na área que envolvam políticas de saúde para a população.

A programação contempla palestras, mesas redondas e painéis de discussão entre outras atrações. O evento será realizado entre os dias 24 a 27 de novembro, em Belo Horizonte.

Com informações Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.