Portal Caparaó - Mudança de local de exames de direção aumenta o número de aprovações
Geral

Mudança de local de exames de direção aumenta o número de aprovações

26/10/2019 - Atualizado em 28/10/2019 08h05

MANHUAÇU (MG) - Reclamações de moradores do Bairro Alfa Sul em Manhuaçu e principalmente de candidatos à obtenção de habilitação para conduzir veículos automotores motivaram a Chefia da Comissão Examinadora DETRAN-MG em Manhuaçu a transferir o local de exames para o Bairro Heringer, em Reduto, no mês de agosto de 2019.

A principal reclamação dos candidatos quando os exames eram aplicados no Bairro Alfa Sul em Manhuaçu era em relação às vias muito movimentadas e com muitos veículos estacionados. Em relação aos moradores do Bairro Alfa Sul, a reclamação estava no aumento de veículo de autoescolas no bairro impactando no trânsito.

 Com a transferência temporária dos exames para Reduto – que retornará para Manhuaçu quando concluídas as obras nas vias no Bairro Ponte da Aldeia – verificou-se que os índices de aprovação subiram já no terceiro exame aplicado, chegando a um crescimento de 30% nas aprovações no mês de outubro. Com vias mais adequadas e com baixo trânsito local, ficou evidenciado que os candidatos passaram a ter melhores rendimentos em seus exames.

Reuniões com os Administradores de CFC foram realizadas o que facilitou a transição do local dos exames e melhoria no desempenho dos candidatos. São as autoescolas, ou Centro de Formação de Condutores -CFC, agindo sob rígido controle e fiscalização do DETRAN-MG, os responsáveis pela formação dos condutores de veículo.

A preocupação da administração da banca é sempre voltada para clareza e licitude dos seus atos, pautada pela legalidade e transparência. “A função do DETRAN-MG é formar, através das autoescolas, condutores responsáveis e verdadeiros peritos na direção de veículos automotores. A função não é expedir CNH, mas formar condutores capazes de conduzir veículo com altíssimo índice de segurança para ele, para os passageiros e para os pedestres. Somos muito exigentes, mas devemos buscar melhores condições para submeter os candidatos à avaliação e isso estamos fazendo” afirmou o Coordenador da Comissão Examinadores em Manhuaçu, o Delegado Regional Carlos Souza.

Para melhorar e otimizar os trabalhos da Comissão Examinadora e possibilidade melhor nos exames de legislação, foi adequada uma sala equipada com computadores na sede da Delegacia Regional em Manhuaçu onde serão, em breve, aplicados exames informatizados de legislação aos candidatos diariamente. Experiências de outras localidades também demonstram que exames informatizados resultam em crescimento das aprovações dos candidatos, além de trazer melhor conforto e planejamento para realização das provas.

A fim de verificar o nivelamento na avaliação dos candidatos, foi estabelecido pelo coordenador da comissão examinadora que os examinadores, Policiais Civis, apliquem objetivamente o previsto o Código de Ética da Comissão Examinadora emitido pelo Detran/MG cujo conteúdo é público e pode ser obtido pelo link https://www.detran.mg.gov.br/images/manualbanca.pdf, evitando surpresas aos candidatos e servindo de guias às autoescolas para adoção do ensino aos seus alunos.

Para o aluno, foi assegurado que o mesmo poderá gravar com seu próprio celular, usando um suporte preso no veículo, tanto suas aulas com seus instrutores como seu exame no dia da prova. Com isso, o aluno poderá rever suas aulas e rever o que vem errando e se corrigindo, como também garantir maior transparência em todo processo de habilitação.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.