Portal Caparaó - HCL promove palestras sobre o Outubro Rosa
Geral

HCL promove palestras sobre o Outubro Rosa

29/10/2019 - Atualizado em 29/10/2019 19h26

MANHUAÇU (MG) - No mês em que o mundo inteiro se volta para a conscientização e combate ao câncer de mama, o Hospital César Leite promove ações com o objetivo de engajar funcionários, visitantes e pacientes à campanha do Outubro Rosa. A organização foi da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

O objetivo do projeto é reforçar o papel de cada indivíduo como disseminador de informações sobre prevenção e cuidados para um diagnóstico precoce da doença. Por meio da veiculação de informações e dicas, como o autoexame, o HCL tem promovido a conscientização sobre a importância da prevenção.

Na quinta e sexta-feira, 24 e 25/10, foram realizadas uma palestra e um depoimento de quem vive a luta contra o câncer. No primeiro dia, a psicóloga Andreia Alves de Oliveira falou sobre o tema “Ética Profissional na abordagem aos pacientes e familiares vítimas de câncer de mama”. O depoimento foi de Josiane Rodrigues Quirino. No segundo dia, a enfermeira Ivaneth Souza Alves falou sobre o mesmo tema para outro grupo de colaboradores e houve o depoimento de Esther Luiza Andrade Miranda. Foram verdadeiras lições de vida.

Durante o mês, a campanha incluiu distribuição de lacinhos rosa, comunicação de sensibilização e distribuição de folders que ressaltam importância da prevenção, autoexame, exames periódicos e tratamentos. O HCL promove a iniciativa de forma contínua e interligada ao Novembro Azul, que é feito em seguida.

OUTUBRO ROSA

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres e de 1: 100 ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Médica Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Cabe as mulheres se prevenirem-se, fazendo o autoexame ou a mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.