Portal Caparaó - Tech Oscar marca etapa do Letramento em Programação nas escolas de Manhuaçu
Geral

Tech Oscar marca etapa do Letramento em Programação nas escolas de Manhuaçu

12/11/2019

MANHUAÇU (MG) - Mais de duzentos alunos dos 4º e 5º anos de escolas municipais concluíram a primeira etapa do Programa de Letramento em Programação, implantado este ano em Manhuaçu, a partir de parceria entre Instituto Ayrton Senna, Prefeitura de Manhuaçu/Secretaria M. de Educação e Centro Universitário UNIFACIG. O especial evento foi o ‘Tech Oscar’, realizado na manhã do último sábado, 09/11, no auditório do Campus Ilha de Excelência UNIFACIG.

Na solenidade, os educandos, assistidos por pais e educadores emocionados, exibiram seus trabalhos e receberam bottons alusivos à formatura nesta primeira etapa, além de participar de oficinas didáticas.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado este ano no Gabinete Municipal, e, foi inicialmente implantado em três escolas municipais: a EM São Vicente de Paulo, EM Sônia Maria Batista da Silva e a EM Petrina Maria da Conceição.

A iniciativa tem como proposta possibilitar às crianças ‘mais do que jogar um jogo, criá-lo; mais do que assistir uma animação, criar suas histórias virtuais, assumindo um papel de maior protagonismo no mundo digital’, enfim, trazer o conhecimento destas tecnologias que hoje estão presentes no cotidiano da população, principalmente através de computadores, celulares e tablets.

Ao firmar esta parceria, Manhuaçu se destacou como a primeira cidade de Minas Gerais e a segunda na Região Sudeste a implantar este programa.

A abertura da cerimônia Tech Oscar, na manhã de sábado, foi marcada também pela apresentação de vídeos institucionais do Instituto Ayrton Senna, com a positiva mensagem da importância de a sociedade abraçar a causa do aprendizado das crianças para o efetivo desenvolvimento social do Brasil.

Presentes à Mesa Diretora, a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário (rep. do Prefeito Renato Von Randow); Lidiane Hott (rep. do Reitor do UNIFACIG, Thales Reis Hannas); Coordenadora do Programa no UNIFACIG, Andréia Almeida Mendes; Coord. do Programa junto à Sec. M. de Educação, Lenir Andrade de Miranda; Coord. do Curso de Análise de Sistemas do UNIFACIG, Luciana Rocha Cardoso; Eliane Faustino Knupp (Diretora EM Petrina Maria da Conceição); Amélia Delôgo (Diretora EM Sônia Maria Batista da Silva) e Raquel Carneiro (Vice-diretora EM São Vicente de Paulo).

Após os pronunciamentos, as coordenadoras ministraram palestra sobre o Programa de Letramento em Programação nas Escolas Municipais. Em seguida, foi servido saboroso lanche para os participantes, e, após intervalo, os educandos e seus pais se dirigiram para as salas de aula para as apresentações e oficinas.

A entrega dos bottons ocorreu no encerramento da solenidade, com efusivos aplausos do público e abraço carinhoso dos educadores. Diversos prêmios também foram sorteados e entregues aos estudantes.

SECCOM/ fotos Marketing UNIFACIG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.