Portal Caparaó - Cooperativa Aguapé assina convênio para melhorias da entidade em Manhumirim
Geral

Cooperativa Aguapé assina convênio para melhorias da entidade em Manhumirim

12/11/2019 - Atualizado em 12/11/2019 13h30

MANHUMIRIM (MG) - A Cooperativa Aguapé, de Manhumirim, assinou um termo de colaboração com a ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis para o desenvolvimento de atividades que visem fortalecer os aspectos gerencial, administrativo, operacional e associativo da cooperativa, garantindo eficiência nos resultados almejados com a coleta seletiva. 

A organização participou de um edital de seleção e foi aprovada para participar do Programa Reciclar Pelo Brasil. Criado em 2017 pela Cervejaria Ambev e Coca-Cola Brasil, o programa possui atualmente outros parceiros como Nestlé, Vigor, Dr.  Oetker, entre outros.

A iniciativa surgiu com objetivo de agir de forma conjunta para fortalecer associações e cooperativas de catadores em diversas regiões do país. O programa faz parte da estratégia do setor empresarial no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a parceria reforça o compromisso das empresas com o meio ambiente e a sustentabilidade de suas embalagens, temas prioritários comuns em suas agendas de investimento.

A ANCAT não apenas coordena e opera o programa nas cooperativas, mas é responsável por representar os catadores nas tomadas de decisão sobre os investimentos, fundamental na governança de uma plataforma com objetivos sociais, ambientais e econômicos.

A partir de agora, a cooperativa de catadores de Manhumirim receberá assistência técnica e capacitação por técnicos da ANCAT para que amplie sua eficiência produtiva, logística e de gestão, colaborando assim para ampliar suas oportunidades de inserção no mercado da logística reversa. A partir da elaboração de um diagnóstico, o empreendimento também receberá investimentos para melhoria de infraestrutura e que irão elevar o nível de organização e de produção dos catadores e consequentemente o aumento de renda.

A Cooperativa Aguapé atua desde 2007 em parceria com a Prefeitura e é pioneira na região no serviço de coleta seletiva com inclusão produtiva de catadores. A coleta seletiva em Manhumirim já atende mais de 90% da área urbana e também algumas localidades da zona rural com a instalação de PEV – Ponto de Entrega Voluntária construído por ação socioambiental da OLAM, uma grande empresa cafeeira instalada na cidade.

Redação do Portal Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.