Portal Caparaó - Castelo do Café completa um ano com programação especial em Manhuaçu
Entretenimento

Castelo do Café completa um ano com programação especial em Manhuaçu

15/11/2019 - Atualizado em 16/11/2019 08h16

MANHUAÇU (MG) - Um conceito único no universo dos cafés especiais. Um empreendimento temático e autêntico, inspirado no mundo do reino encantado. O Castelo do Café de Manhuaçu, que leva a marca da família Charbel, tornou-se um ponto turístico e tem atraído inúmeros visitantes. Nesta sexta-feira, 15/11, completa-se um ano da inauguração.

Dois andares e três grandes blocos estruturados para abarcar o armazém, laboratório de classificação, torrefação, produção, escritório e cafeteria. O visitante pode apreciar o tradicional café em um ambiente temático com uma experiência digna da realeza.

O casal de empresários Charbel Felipe Silva e Rosely Lopes Perígolo, responsáveis pelo empreendimento ao lado dos filhos Davi e Salomão, relata como nasceu o projeto de sucesso e como ele já tem se firmado como um dos principais atrativos da cidade.

O CASTELO

Rosely se recorda que a ideia de criar o Castelo veio como uma homenagem ao filho do casal, que têm nomes de rei e também para agregar valor às marcas da família: Café Salomão e Café Rei Davi. “A gente já tinha até encomendado o projeto para fazer o galpão, algo que atendesse às nossas necessidades como indústria e escritório. E daí eu fiquei querendo fazer algo diferente, que agregasse realmente valor, que trouxesse um diferencial para a nossa indústria, nossa marca. Eu tive a ideia de fazer o castelo. Procurei o arquiteto João Previero e falei para ele que queria fazer o modelo de um castelo, ele se encantou e falou que sempre sonhou em desenhar um castelo, fazer um castelo. Ele foi buscar inspiração, ele viajou, foi para a Europa e se inspirou nos castelos da Itália e da Alemanha, onde ele trouxe a ideia e fez um projeto, maquete e nos encantou, era tudo que a gente pensava também. Foi assim que culminou neste castelo que virou realidade e uma atração turística que, a princípio, não era o nosso pensamento”.

Charbel apoiou a esposa no projeto e justifica sua decisão pelo fato de sempre ter acreditado que uma marca se fortalece com vários fatores e um Castelo, sem dúvida, iria encantar e ser uma referência. “Mostrar para o consumidor, para os nossos clientes que nós temos um diferencial, que nós temos uma indústria no Castelo, onde nós temos um cuidado excepcional com a qualidade. Nós somos intransigentes com relação à qualidade do nosso produto e todo o processo foi feito de forma muito criteriosa. O nosso filho é o provador certificado pela Sociedade Americana de Cafés Especiais. Então, os nossos produtos cafés são todos pontuados. E esses cafés também que nós servimos ao nosso consumidor aqui na nossa cafeteria aos finais de semana e feriados. Dessa forma, conseguimos trazer uma qualidade em tudo que nós fazemos aqui nesse local”.

O empresário afirma que o empreendimento, inaugurado em 15 de novembro de 2018, tem superado as expectativas, valorizando as origens do município e sua gente. “A gente não tinha essa noção que ia tornar de expressão, até não querendo me envaidecer, mas expressão nacional até, porque não se tem notícia que no mundo exista um castelo focado 100% no produto café como o nosso. Em Manhuaçu, como o polo da região das Matas de Minas, isso vem também somar. Então, entendemos que, dessa forma, nós estamos valorizando o nosso produtor de café que é a mola da economia de toda a região das Matas de Minas, que é composta por 63 municípios. Nós temos 85.000 produtores nessa região. Tudo isso veio a agregar muito à cafeicultura da nossa região e porque não dizer até no Brasil”.

O REINO ENCANTADO

Aos poucos, o projeto foi ganhando grande dimensão e o Castelo do Café foi se consolidando como o reino encantado de Manhuaçu. E tudo isso é perceptível ao avistar a torre, até os mínimos detalhes da decoração, como detalha Rosely. “Dentro dessa ideia de ter nos tornado uma atração turística, nós abrimos aos sábados, domingos e feriados para receber o turista, a visita daquelas pessoas que querem conhecer o Castelo e viver uma experiência diferente, é o que nós nos propomos. Estamos fazendo com que as pessoas que aqui vêm se sintam realmente no passado, com uma experiência encantadora. Na recepção temos uma princesa, toda vestida temática, onde recebe as pessoas que estão chegando. E aqui dentro da cafeteria também, os garçons e garçonetes são vestidos a caráter, oferecendo assim uma experiência encantadora. Os produtos servidos são atuais, temos todos os tipos de cafés, tira gosto, comidinhas, bolos e tortas. Mas, toda a experiência, o encantamento, de um castelo de verdade”.

Aos poucos, o sonho da família Charbel foi ficando conhecido e tem atraído grande público. “Pessoas relatam para a gente que ouvem muito falar do Castelo e têm oportunidade de ver nas redes sociais. Mas, quando eles viram a curva e que enxergam o castelo, eles falam: ‘Nossa, é um castelo de verdade’ (risos). Então, essa é a nossa ideia, oferecer experiência de verdade”, afirma Rosely.

Rosely afirma que o espaço tem sido palco de alguns eventos e ela explica de que modo o espaço também tem se tornado atrativo para esta finalidade. “Para pequenos eventos estamos abertos. Alguns já têm sido feitos, como reuniões, alguns eventos voltados para o café. Também são feitas aqui algumas festas em finais de semana. Algumas bandas de rock têm às vezes mensalmente, outras a cada período esse tipo de evento noturno. Tem também, os meninos chamam de Happy Hour, que é um evento eletrônico que funciona muito bem também”.

Como um empreendimento dedicado ao Café, a cafeteria temática conta com uma experiência única no universo dos Cafés Especiais. O Café Salomão está presente no espresso, assim como cafés de diferentes produtores que passam pelo Clube de Assinatura, são servidos nos métodos coados, como cita Charbel. “Você cadastra e recebe mensalmente um café. Cada mês de um produtor diferente, contando toda a história do produtor, para que a pessoa se sinta como se tivesse naquela propriedade, observando toda natureza, a história do produtor. Temos assinantes no Brasil todo, cresce a cada dia. E temos os nossos cafés, o café especial que é o Café Salomão e o café gourmet, que é o Café Rei Davi, que são cafés pontuados e que estão nas gôndolas de vários supermercados das principais redes da nossa região; e de cafeterias, empórios em Belo Horizonte e está em expansão. Vale ressaltar que toda a gestão da empresa Café é feita pelos nossos filhos Salomão e Davi.

PROGRAMAÇÃO

 Quem desejar conhecer o Castelo do Café de Manhuaçu, não é necessário fazer reserva.

A entrada é permitida mediante o pagamento de R$ 5 por pessoa (crianças com menos de 10 anos e pessoas com mais de 65 anos não pagam). Nesse aniversário, o local funciona nesta sexta, sábado e domingo, no horário de 10h às 20h.

Na sexta, a partir de 15 horas, tem show acústico com Hygor Mister e Makuko Antunes. Já no sábado, a partir de 15 horas, tem Lounge Eletro Music com Salomão Charbel.

Contatos estão disponíveis pelo e-mail contato@castelodocafe.com.br

Com informações do Diário de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.