Portal Caparaó - Eleita diretoria do Circuito Pico da Bandeira
Entretenimento

Eleita diretoria do Circuito Pico da Bandeira

28/01/2009 - Atualizado em 30/01/2009 12h19

O prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes Corrêa, é o novo presidente do Circuito Pico da Bandeira para o biênio 2009/2010. A Assembléia Geral Ordinária realizada na terça-feira em Manhumirim aprovou ainda a nova composição da diretoria: Vice-Presidente: Ivan Carlos de Andrade; Diretora Secretária: Maria Aparecida Salles Franco; Diretor Secretário: Wanderson de Assis Braz; Diretor Financeiro: Aloísio Barbosa: e Diretor Financeiro Adjunto: João Batista Vieira Assis.

Coordenada pelo presidente do Conselho Administrativo do Circuito, Paulo Roberto Correia, a eleição teve a inscrição de apenas uma chapa, encabeçada pelo prefeito de Manhumirim. A nova diretoria foi aprovada por unanimidade.

Manhumirim tem presença ativa desde a formação do Circuito, há quase quatro anos. Para o prefeito Ronaldo Lopes, que sempre participou das atividades, será uma fase importante na presidência. “Estamos presentes desde a formação deste Circuito. Juntamente com outros municípios, somos um dos iniciadores. Sabemos que esta iniciativa se desenvolveu muito, surgiram vários projetos. Temos a certeza que daremos continuidade a este trabalho”, destacou.

O circuito começou com 15 municípios e já conta com dezoito, mas alguns não participam ativamente. O novo presidente diz que uma das metas é chamar essas cidades a se envolverem mais. “Não podemos ficar isolados, precisamos crescer juntos para atrairmos investimentos. É neste sentido que gostaria de contar com todos aqueles que compõem o Circuito para avançarmos nestas ideias”.

Ronaldo Lopes Corrêa acredita que, através do Circuito Pico da Bandeira, foram alcançadas várias conquistas e destacou o papel de Francisco Mello, presidente da FECITUR (Federação dos Circuitos Turísticos) e gestor do Circuito Pico da Bandeira. “É de suma importância a participação dele (Francisco Mello). O prefeito acredita que agora é o momento oportuno para fazer um Turismo mais profissional. “Antes fazíamos um Turismo de uma forma mais isolada, leiga. Hoje contamos com assessoria do SEBRAE. Temos também parcerias com outras instituições que podem agregar valores para os nossos municípios”, enalteceu o prefeito de Manhumirim.

ICMS TURÍSTICO

A assembleia foi aberta por Francisco Mello. Ele comentou e esclareceu dúvidas a respeito do ICMS Turístico, criado pela lei 18.030/2009, alterando a distribuição da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pertencente aos municípios de Minas Gerais. A nova legislação entra em vigor em 2011.

O dinheiro se destina às cidades que mais realizarem investimentos em turismo. “Para terem direito a divisão, os municípios devem participar do Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pela Secretaria de Turismo, elaborar uma política municipal de Turismo e manter em funcionamento o Conselho Municipal de Turismo”, ilustrou, informando que o município deverá ter em seu quadro um especialista da área de Turismo.

Carlos Henrique Cruz - 28/01/09 - 11:36 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.