Portal Caparaó - Cafés das Matas de Minas premiados pelo Senar ATeG
Agronégocios

Cafés das Matas de Minas premiados pelo Senar ATeG

28/11/2019 - Atualizado em 28/11/2019 16h32

REDAÇÃO - A Semana Internacional do Café – SIC 2019, um dos eventos mais expressivos da cadeia no país, em Belo Horizonte, premiou os melhores cafés no Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café. Mais uma vez, o concurso elegeu os melhores grãos das regiões do Cerrado, Matas de Minas e Sul de Minas nas categorias natural e cereja descascado, além de uma novidade: os melhores técnicos também foram premiados.

Conforme Harrison Belico, analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional do Senar Minas e coordenador da área de cafeicultura do Programa ATeG no estado, o cupping e a premiação funcionam, acima de tudo, como uma valorização do trabalho feito em conjunto por técnicos, supervisores e produtores e, em seguida, como forma de mapear o progresso dos cafeicultores. Do ano passado para este, por exemplo, o número de amostras inscritas dobrou: foram 617 no total. “Cada dia mais, o produtor tem se atentado para manter a qualidade do café mesmo com clima não favorável e também com mais atenção à comercialização, que é a fase final. Cada vez mais, ele vem fechando esse ciclo com chave de ouro”, analisa Harrison.

Outro grande incentivo aos participantes foi a parceria com o Café Três Corações, que vai comprar os grãos dos melhores colocados de cada categoria. Segundo Everton Tales, supervisor de classificação da divisão de cafés especiais da empresa, os cafés têm alto potencial e isso despertou o interesse da companhia em comercializa-los. Cada saca será comprada pelo valor de R$2.500,00 pela empresa.

Premiação

Os premiados no 3º Cupping de Cafés Especiais da Região Matas de Minas foram:

Categoria Cereja descascado/despolpado:

1º lugar: Simone Aparecida Dias Sampaio Silva (Araponga)

2º lugar: Antônio Bitecourt Ramos (Araponga)

3º lugar: José da Terra Pereira (Simonésia)

Categoria Natural:

1º lugar: Walci Luciano Correa (Araponga)

2º lugar: Reinaldo Gracia dos Santos (Luisburgo)

3º lugar: Eliezer Carmelito da Silva (Santa Margarida)

Técnico de campo destaque

Região das Matas de Minas: Everton de Arruda Franchini

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.