Portal Caparaó - Representantes da Illycaffè visitam produtores rurais da região
Economia

Representantes da Illycaffè visitam produtores rurais da região

24/05/2007 - Atualizado em 26/05/2007 13h38
A safra brasileira deste ano tem excepcional qualidade. Segundo ele, o clima foi favorável às lavouras, principalmente no fim do ano passado e início deste ano. "A florada foi concentrada e a maturação dos grãos mostrou-se uniforme", disse ele que, junto com o representante da Illycaffè no Brasil, Alessandro Bucci, percorreu diversas regiões produtoras, fazendo um levantamento sobre a qualidade da safra, para uma estimativa das compras. "Não dá para falar em perfeição, mas, em pelo menos 80% das áreas produtoras, o desenvolvimento das lavouras foi positivo", comenta. Uma das poucas regiões desfavorecidas foi justamente a área das Matas de Minas, onde o veranico entre janeiro e fevereiro prejudicou os cafezais.

Na visita, Carvalhaes conheceu os procedimentos junto ao presidente da Associação de Cafés Especiais (Scamg) Marcelo Garcia na fazenda Córrego Alto, uma das propriedades certificadas pelo EureGap e pela Utz Kapeh, recentemente.

Ele observou que os produtores têm conseguido otimizar o parque cafeeiro, ou seja, melhorar a produtividade sem aumentar a área de plantio. "Isso deve-se à renovação e à substituição de cafezais antigos, à melhoria nos tratos culturais e até à maior responsabilidade com o meio ambiente", garantiu.

Nelson Carvalhaes acrescentou que mesmo com a questão climática, a Illycaffe vê a região com um potencial muito bom, já que é a segunda área que mais fornece cafés para a torrefadora italiana. “A perspectiva é muito boa para este ano”, afirmou o empresário que chegou a região no domingo pela manhã no Aeroporto Regional de Manhuaçu/Santo Amaro de Minas.

Parceira antiga da illycaffè no Brasil para os contatos com cafeicultores, compra de café verde, controle de qualidade e logística de embarque e exportação do café para Trieste. A empresa foi criada em 1989 por Nelson Carvalhaes, do tradicional Escritório Carvalhaes, que há 87 anos atua no mercado de café. Em 2006, a parceria da illycaffè com a PDS se aprofundou ainda mais com a decisão de se tornarem sócias.   Carlos Henrique Cruz - 07:52 - 24/05/07 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.