Portal Caparaó - Emater divulga os vencedores do Concurso Regional de Qualidade de Cafés
Agronégocios

Emater divulga os vencedores do Concurso Regional de Qualidade de Cafés

30/11/2019 - Atualizado em 01/12/2019 10h51

MANHUAÇU (MG) - Produtores de Alto Jequitibá foram destaque no Concurso Regional de Qualidade de Café da Região das Matas de Minas. Dos oito vencedores, seis são do município.

Na categoria natural, o primeiro lugar foi de Marcos da Silva  - Alto Jequitibá, enquanto na categoria cereja descascado a ganhadora foi Júlia Alves Pereira dos Santos – Luisburgo.

A cerimônia de encerramento do 14º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas aconteceu no Café Park Eventos, na quarta-feira, 27/11. O concurso recebeu 295 amostras de 18 municípios.

Os cafés passaram por análises física e sensorial, sendo avaliados por jurados especialistas na área. 

Foram premiados os três melhores cafés na categoria Cereja Descascado com 1º lugar - Júlia Alves Pereira dos Santos – Luisburgo; 2º lugar - Silmara dos Santos Emerick Lopes - Alto Jequitibá; e 3º lugar - Maria Aparecida Barroso dos Santos - Alto Jequitibá.

Os cinco melhores na categoria Café Natural foram 1º lugar - Marcos da Silva - Alto Jequitibá; 2º lugar - Valkiria Gonçalves Bastos - Santa Margarida

3º lugar - Maria Aparecida Barroso dos Santos - Alto Jequitibá; 4º lugar - Josimar Augusto Sodré (Lal ) - Alto Jequitibá; e 5° lugar - Nilson de Assumpção Santos - Alto Jequitibá.

As conquistas de Alto Jequitibá foram bastante comemoradas pelo grupo de produtores presentes. Eles integram a OPAJ (Organização de Produtores de Cafés Especiais de Alto Jequitibá).

Além disso, a premiação em Manhuaçu reuniu empresas e parceiros da cadeia produtiva. Quitandas especialmente preparadas com receitas à base de café também foram servidas para os participantes.

EVENTO REGIONAL

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) promove todos os anos o concurso nos municípios da região em que atual e no evento final premia os melhores cafés regionais. “A gente tem tido muito êxito e os produtores da nossa região tem conseguido se destacar muito. Temos destaques nas edições estaduais com a conquista de primeiros lugares na fase estadual” – destaca Rômulo Mathozinho de Carvalho, gerente regional da Emater.

Ele também pontua que os concursos municipais e a etapa regional ajudaram a consolidar a qualidade dos cafés das Matas de Minas. “Nos últimos anos os concursos municipais se tornaram uma realidade na região. Esses concursos são fundamentais porque às vezes o produtor acha que não tem condição de concorrer a uma etapa regional e até estadual. Quando são premiados nos seus municípios, ficam estimulados a fazer mais qualidade e a enviar suas amostras para as etapas maiores” – finalizou.

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com empresas, prefeituras, câmaras municipais e entidades da região.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.