Portal Caparaó - Secretaria de Saúde realiza campanha Dezembro Vermelho no Bom Pastor
Geral

Secretaria de Saúde realiza campanha Dezembro Vermelho no Bom Pastor

07/12/2019

MANHUAÇU (MG) - A Secretaria de Saúde, através da Atenção Primária à Saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Boa Pastor, Engenho da Serra e equipe NASF realizaram, nesta quarta-feira (4), várias ações para a população. Os trabalhos contaram com a parceria da Faculdade do Futuro e 54ª Subseção da OAB/MG.

A mobilização denominada “Dezembro Vermelho” teve como objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e, o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Também foram realizados testes rápidos (HIV-HepatiteB/C), Sífilis, verificação da Glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de cartões de vacina, orientação nutricional e palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para a presidente da Comissão de Direitos Sociais da 54ª Subseção da OAB, Ana Pazeli, a parceria estabelecida é uma forma de aproximar as pessoas, o direcionamento das ações e conhecer os meios da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
“Elas estão aí e muitas pessoas não estão preocupadas com o que está acontecendo e, por isso mesmo a OAB tem trabalhado em parceria com os órgãos de saúde. O melhor remédio é a prevenção”, conclui a advogada Ana Pazeli.

A enfermeira da ESF do Bairro Bom Pastor, Tatiana Cosendei, disse que o trabalho realizado possibilitou que a população tivesse as informações necessárias, com relação às doenças sexualmente transmissíveis e orientação para evitar o contágio.

Há muitas pessoas infectadas com o vírus da Sífilis e HIV, além de outras que são detectadas. Segundo Tatiana Cosendei, todos os postos de saúde disponibilizam exames (teste rápido), para que todos possam saber como anda a saúde.
“Algumas pessoas ainda vêm tudo isso como uma barreira. Quando indagadas não sabem informar quando aconteceu o contágio e, tantos outros deixam passar despercebido. Final de ano, festas e muita gente, a precaução é fundamental”, detalha a enfermeira.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.