Portal Caparaó - Ex-aluno do SENAR cria agência de turismo rural receptivo em Manhuaçu
Entretenimento

Ex-aluno do SENAR cria agência de turismo rural receptivo em Manhuaçu

14/12/2019

MANHUAÇU (MG) - Além de conexões, aprendizados, muitos visitantes, xícaras de cafés servidas e negócios ali iniciados, a Semana Internacional do Café 2019 (SIC) também foi palco da apresentação da agência de turismo rural receptivo de um ex-aluno do Senar Minas: a “Logo Ali Adventure - Turismo e Aventura”, idealizada por José Carmélio Celestino Júnior, educador físico natural de Manhuaçu.

A paixão de Carmélio pelo turismo começou cedo. “Sempre fui um amante da natureza, praticante de esportes radicais e de montanhas desde a adolescência. O interesse era tanto que o turismo foi tema do meu trabalho de conclusão de curso. E foi exatamente durante o desenvolvimento desse TCC que nasceu a ideia da Logo Ali Adventure, inicialmente como uma empresa organizadora de eventos”, lembra ele.

O educador físico trabalhou alguns anos na área administrativa e também prestou serviços a órgãos de Assistência Social de Manhuaçu, sempre ligado a atividades físicas e ao entretenimento. Mas foi depois de conhecer o Senar Minas que ele mudou a direção de seus passos para seguir o caminho em busca do que tanto gostava.

Carmélio fez parte da primeira turma do curso de Condutor Turístico realizado pelo Sistema Faemg / Senar Minas em Manhuaçu. Depois da conclusão, ele decidiu colocar seus conhecimentos em prática e passou a conduzir turistas na região do Parque Nacional do Caparaó. E não parou por aí. Em seguida, realizou o curso Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema.

 “O Senar presta um excelente serviço, com técnicos empenhados e envolvidos, que nos passam o melhor. Os cursos ampliaram meu leque de contatos e também acrescentaram muito à nossa região. Isso porque, até então, poucas pessoas tinham visão do nosso potencial turístico. Depois dos cursos, todas essas potencialidades turísticas puderam ser exploradas, passaram a ser divulgadas e conhecidas pela comunidade. O Senar ajudou a despertar na população o interesse pela beleza e pela riqueza da nossa região, que conta com atrativos naturais e áreas rurais incríveis”, avalia Carmélio.

Para ele, o curso do Senar foi um divisor de águas e um dos grandes incentivadores a transformar a Logo Ali Adventure em uma agência, que além da organização de eventos, agora também opera o turismo receptivo. “A agência nasceu com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas e esportivas da região, promover um estilo de vida mais saudável e estimular o cuidado com o meio ambiente”, conta ele.

 “O comprometimento do Sistema é grande. O Senar oferece um material rico, de qualidade e de fácil entendimento, que nos ajuda a absorver o máximo possível de informações. Agradeço ao Senar, aos técnicos, e à mobilizador Isaura Paixão, que está à frente da grande atuação do Sistema na nossa região”, completa Carmélio.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.