Portal Caparaó - Mutirão retira toneladas de lixo em bairros de Manhuaçu
Geral

Mutirão retira toneladas de lixo em bairros de Manhuaçu

31/01/2009 - Atualizado em 04/02/2009 18h57

A “guerra” aberta pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu contra a dengue tem seus motivos. O Índice de Infestação Predial (IIP) apresenta média de 1,51% em Manhuaçu, mas há bairros como o Matinha com 9,25% e o Bom Jardim com 8,69%. O alerta foi divulgado esta semana pela coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde Emilce Estanislau. O nível recomendado é de até 1%. O levantamento foi feito entre os dias 5 e 20 de janeiro e envolveu cerca de 10% dos imóveis de Manhuaçu.

Desde o dia 19, equipes da secretaria de saúde promovem um mutirão em bairros e comunidades do município. O objetivo é eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti. Segundo Emilce, a secretaria municipal faz a parte dela com a limpeza e eliminação dos focos. “A comunidade tem que fazer a parte dela. Eliminando locais de água parada e tomando os cuidados com o lixo doméstico”.

Na primeira semana, os resultados mostram a grande quantidade de lixo depositado em lotes em casas. Na Ponte da Aldeia foram retirados 838 sacos de lixo; Bom Jardim, 965; Alfa Sul, 250; Comunidade São Francisco de Assis (antigo Campo de Avião), 300; Bairro Nossa Senhora Aparecida, 800; Engenho da Serra, 600.

Em alguns imóveis, os agentes precisaram de apoio policial. “Numa casa, no Nossa Senhora Aparecida, recolhemos cerca de 300 sacos de lixo e a dona não queria que retirássemos”.

ÍNDICE

O IIP é determinado pelo Ministério da Saúde. Ele mede o índice de infestação da cidade a partir da quantidade de imóveis com focos do mosquito. A média do município está em 1,51%, mas Manhuaçu se encontra na rota de cidade com histórico complicado como o Vale do Aço e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que já confirmou os primeiros casos de dengue deste ano.

Entre os bairros que os agentes visitaram no início do mês, Bom Jardim tem 8,69%, ou seja, de 69 casas, em seis havia focos do mosquito. O quadro da Matinha é maior de 108 casas, havia focos em dez (9,25%). Catuaí tem 3,57%; Colina, 2,08%; Lajinha, 3,92%; Nossa Senhora Aparecida e Pinheiro, 3,03%; Operários, 2,77%; Ponte da Aldeia, 3,57% e São Jorge, 3,26%. Carlos Henrique Cruz - 02/02/09 - 23:22 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.