Portal Caparaó - Tenente-coronel Márcio Roberto assume o 47º Batalhão da Polícia Militar em Muriaé
Segurança

Tenente-coronel Márcio Roberto assume o 47º Batalhão da Polícia Militar em Muriaé

14/01/2020 - Atualizado em 14/01/2020 11h39

MURIAÉ (MG) - O Tenente Coronel Márcio Roberto de Souza assumiu na quinta-feira, 09/01, o Comando do 47º Batalhão da Polícia Militar em Muriaé.

Márcio Roberto iniciou sua carreira militar, em 1997, quando ingressou nos quadros da Polícia Militar como aspirante e em 2000 formou-se como 2º Tenente.

Prestou serviços em Itabira, Raul Soares e Manhuaçu, onde serviu como tenente e depois capitão, em várias funções no 11º Batalhão. Como Major atuou como subcomandante do 62º Batalhão de Polícia Militar em Caratinga. 

Natural do estado do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Márcio Roberto viveu sua infância e adolescência em Manhuaçu, mais precisamente no bairro Coqueiro, onde seus pais residem até hoje.

A solenidade de passagem de comando aconteceu no auditório do memorial da Fundação Cristiano Varella. Dezenas de autoridades de diversos seguimentos participaram da solenidade.

Em seu discurso, o novo comandante disse estar motivado e feliz por trabalhar em Muriaé, num batalhão com excelentes profissionais que levam a sério a segurança pública.

Outro Militar que retornou a Muriaé foi o Major Sandro. Ele será o subcomandante do batalhão. Ele substitui o subcomandante Major Jeferson Vitor que esse ano foi transferido para a capital mineira depois de atuar na cidade por três anos.

TRAJETÓRIA – TENENTE-CORONEL MÁRCIO ROBERTO

Nascido em 18/01/1974, natural de Duque de Caxias/RJ, casado, possui dois Filhos.

Ingressou na PMMG em Janeiro de 1997 na Academia de Polícia Militar, no Curso de Formação de Oficiais, formando-se em Outubro/2000, quando foi declarado Aspirante a Oficial.

Trabalhou no 26º BPM – Itabira (sua primeira Unidade após formado), como Aspirante à Oficial e 2º Tenente, até Junho/2002, onde exerceu as funções de Comandante de Pelotão da 83ª Companhia PM, Adjunto de Ensino e Treinamento e Secretário, sendo então transferido para o 11º BPM – sediado em Manhuaçu por interesse próprio, tendo sido designado para comandar o Pelotão PM da cidade de Raul Soares, então pertencente àquela Unidade, e atualmente pertencente ao 62º BPM – sediado em Caratinga, sendo promovido a 1º Tenente em Dezembro/2002.

Em Julho/2003, foi transferido por interesse próprio para a Sede do 11º BPM em Manhuaçu, tendo exercido as funções de Comandante de Pelotão na 72ª Companhia - Sede daquela Unidade, Comandante do Pelotão de Choque, Professor e Gestor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Chefe da Seção de Comunicação Organizacional, Chefe de Curso e Adjunto na 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, onde trabalhou com diversos treinamentos e com a formação de soldados e sargentos, além de Chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional, todas no posto de 1º Tenente.

A partir de Dezembro de 2009, tendo sido promovido ao posto de Capitão, exerceu a função de Chefe da Seção de Recursos Humanos até Dezembro de 2015, quando foi promovido ao posto de Major, tendo sido classificado no 62º BPM em Caratinga, onde exerceu a função de Subcomandante daquela Unidade, de Janeiro de 2016 até ser promovido a Tenente Coronel em 25/12/2019, possuindo até então 23 anos de efetivo serviço na PMMG.

Formação Superior:

- Curso de Formação de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar/BH;

- Bacharel em Direito pelas Faculdades Doctum/Campus Manhuaçu;

- Especialização em Ciências Penais pelas Faculdades Doctum/Manhuaçu;

- Especialização em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro/BH.

Carlos Henrique Cruz – com informações e fotos da Rádio Muriaé

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.