Portal Caparaó - Temporal provoca estragos e destruição em Manhuaçu
Geral

Temporal provoca estragos e destruição em Manhuaçu

20/01/2020 - Atualizado em 21/01/2020 14h12

MANHUAÇU (MG) - O temporal da tarde de segunda-feira (20/01) provocou muitos estragos e destruição em vários locais da cidade de Manhuaçu.

O grande volume de águas num intervalo curto inundou ruas em praticamente todos os bairros. A enxurrada carregou calçamento e muita sujeira e lama para as ruas mais baixas.

Na rua Juquinha Santana, mais uma vez, moradores e comerciantes sofreram com a torrencial cachoeira de lama que desceu pela rua. Além de arrancar o calçamento, houve vários danos. Uma moto foi derrubada e parou atrás de um carro, junto com os bloquetes.

A enxurrada desceu pela Praça Antônio Brum, tomou a rua Olímpio Vargas e a ponte da rua Faustino Amâncio. A mesma água barrenta chegou à rua Josias Breder, atrás do Estádio Juscelino Kubistcheck.

O cenário não foi diferente em locais em que a rede pluvial não comporta a grande quantidade de chuva. Trechos como a Alameda Eloy Werner (em frente a Receita Federal) formaram grandes locais de inundação. A água com muito barro tomou o trecho da BR-262 e impediu, durante alguns minutos, o trânsito pela rodovia.

Da estrada, a cachoeira de lama desceu pela rua Frederico Dolabela, arrancando calçamento e levando mais sujeira pela rua João Claudino até a rua Monsenhor Gonzalez. A enxurrada encontrou a saída da garagem do supermercado Coelho Diniz.

Outros locais, como o acesso do bairro São Jorge também canalizaram muita enxurrada para a parte baixa, levando lama e sujeira para a rua Antônio Welerson, no trevo do cafeicultor. Do mesmo modo, no bairro Lajinha e na rua do Triângulo no bairro Santana. O cenário é sempre o mesmo: inundações, prejuízo e lama.

No encontro dos bairros Matinha, Pinheiro e Colina, a enxurrada percorreu a rua Aparício Caldeira (em frente à escola Cordovil Pinto Coelho), a avenida Barão do Rio Branco (próximo a Matriz do Bom Pastor) e se acumulou na esquina do sinal da Baixada.

Na rua Dorcelina Zanirate, no Alfa Sul, o Corpo de Bombeiros interditou o trecho em frente à sede do Coamma. Um trecho do barranco cedeu e coloca a estrutura da entidade em risco.

ESTRADAS

A chuva foi concentrada na cidade de Manhuaçu num intervalo curto. Conforme as previsões do tempo, a semana deve ser carregada na região.

Preocupação também com barreiras nas estradas estaduais e federais da região. Muitas delas como vários buracos e registros de lama acumulada na pista. A atenção deve ser redobrada pelos motoristas, por exemplo na MG-111, no trecho Manhuaçu para Ipanema.

Na zona rural, moradores também relataram problemas com atoleiros em estradas vicinais e inundações em locais mais próximos dos rios e córregos.

Outra preocupação é com o nível dos rios. Tanto na cidade de Manhuaçu quanto nas cabeceiras, como a previsão é de mais chuvas, o monitoramento agora é constante sob o receio de inundações.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.