Portal Caparaó - Balanço parcial mostra estragos e desalojados em cidades da região
Geral

Balanço parcial mostra estragos e desalojados em cidades da região

24/01/2020 - Atualizado em 25/01/2020 13h46

REDAÇÃO - O 11º Batalhão de Polícia Militar divulgou o balanço parcial da tarde desta sexta-feira, 24/01, quanto as chuvas na região.

Espera Feliz – inundação durante o dia, com 03 famílias desabrigadas que foram encaminhadas para o prédio do antigo seminário e para o poliesportivo.

Abre Campo – inundação durante a madrugada, com desalojados que foram para casa de parentes. O rio já recuou. Mas ainda corre o risco de transbordar novamente.

Matipó – inundação com 13 famílias desabrigadas, que foram encaminhadas para escolas.

Sericita – inundação com desalojados.

Simonésia - queda de árvore, sem vítimas.

Reduto - deslizamento de terra, sem vítimas.

Martins Soares - deslizamento de terra, sem vítimas.

Manhuaçu – A princípio 03 famílias desalojadas, por conta de risco de enxurradas/inundações.

ORIENTAÇÕES

A Polícia Militar, como integrante da Defesa Civil, repassa orientações à comunidade sobre os cuidados básicos que se deve ter para estar seguro durante esse período em que toda a nossa região está em alerta devido ao grande volume de chuvas que há dias vem caindo em nossos municípios.

Alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores e enchestes são os principais eventos que podem ocorrer no período de chuvas.

O importante é que a população não se arrisque! Em caso de inundações, alagamentos ou enchentes o principal cuidado que se deve ter é de não enfrentar a força das águas. Procure sempre um local seguro, e se mantenha abrigado, até que o nível das águas estabeleça sua normalidade. É necessário também pensarmos na prevenção, ou seja, residências e estabelecimentos comerciais que estão nas margens de rios (com o seu nível elevado), como é o caso de Manhuaçu, Abre Campo, Matipó e Espera Feliz, o interessante é que o cidadão pense em maneiras de se manter seguro e proteger, na medida do possível, os seus pertences.

Uma das grandes preocupações da Defesa Civil da região está relacionada aos deslizamentos de terra. Nossa região é preponderantemente montanhosa. E muitas pessoas acabam construindo suas residências em locais de risco. O importante a se fazer, é manter-se atento às rachaduras nas construções e movimentações do terreno. Caso o cidadão perceba que há algum risco à vida e ao desabamento destas construções, comunique imediatamente a Defesa Civil.

Telefones de contato:

Defesa Civil da Prefeitura de Manhuaçu: (33) 3339 2740 – 3339 2741

Polícia Militar: 190 ou 3339 6733

Bombeiro Militar: 193 ou (33) 3331-6079

FLUXO DAS AÇÕES DA DEFESA CIVIL NAS CIDADES

As Prefeituras Municipais, com suas secretarias de obras, saúde e desenvolvimento social prestam o suporte logístico à comunidade. Os Bombeiros Militares atuam como principal agente responsável pelo atendimento de ocorrências de desastres naturais. E a Polícia Militar presta apoio a estes órgãos, podendo ser a primeira força a chegar ao local para zelar pela segurança das pessoas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.