Portal Caparaó - Enchente e barrancos causam prejuízos e mortes na região de Manhuaçu
Geral

Enchente e barrancos causam prejuízos e mortes na região de Manhuaçu

25/01/2020 - Atualizado em 25/01/2020 12h27

REDAÇÃO - Manhuaçu, Abre Campo, Manhumirim, Matipó, Santa Margarida, Alto Jequitibá, Simonésia, Sericita, Luisburgo amanheceram neste sábado, 25, com ruas alagadas. A enchente que se iniciou na sexta-feira, 24/01, atravessou a madrugada isolando famílias dentro de casa e causando estragos nas cidades e na zona rural.

Há informações de três mortes: uma em Santa Margarida e duas na região de Pedra Bonita em decorrência das chuvas. Os detalhes ainda não foram divulgados.

As previsões de fortes chuvas se concretizaram. Na manhã deste sábado, Manhuaçu amanheceu dividida pelo rio. Em nenhuma das pontes é possível atravessar de um lado da cidade para o outro.

A enchente tomou as ruas laterais do rio Manhuaçu desde o bairro Ponte da Aldeia até o Engenho da Serra. Estão intransitáveis: rua de acesso a Luisburgo/Ponte do Silva (antiga Parlmalat), rua de acesso ao Parque de Exposições, trecho da Vila Deolinda (próximo ao Devaldo), rua Antônio Welerson (entrada da cidade – Pontes dos Arcos), Rua Júlio Bueno, Praça Martins Fraga (parquinho), rua Josias Breder e Fortunato de Carvalho (atrás do Estádio JK), rua Faustino Amâncio (ponte da Tinauto), rua Olímpio Vargas (perto do The Wall/Farmácia Popular), Rua Professor Juventino Nunes (trecho da Honda até o Rei da Empada), rua Desembargador Alonso Starling, Avenida Getúlio Vargas (principal do Coqueiro), rua Francisco Fialho e Avenida Barão do Rio Branco (sinal da Casa Leitão), Teócrito Pinheiro (perto do Sesi), Avenida Melo Viana (trecho da delegacia de Polícia Civil) e todas as vias e pontes adjacentes.

Muitas famílias retiraram móveis e carros, enquanto comerciantes também conseguiram retirar mercadorias de seus estabelecimentos. No entanto, em Manhuaçu, os prejuízos materiais são enormes.

Rodovias também apresentam pontos de inundação e outros locais com quedas de barreiras. Os problemas estão em todas as vias da região.

Na zona rural, a queda de barreiras e as inundações também deixaram moradores isolados.

PLANTÃO DE SAÚDE

Além da UPA e do Hospital César Leite, como a cidade de Manhuaçu foi dividida em duas, a Secretaria de Saúde montou um pronto atendimento para atender as urgências e emergências da população no antigo SUS, no bairro Todos os Santos.

MANHUMIRIM E REGIÃO

A região de Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Caparaó, Espera feliz e Manhumirim também foram muito afetadas com a enchente. Casas e comércios foram destruídos. A cheia dos rios atingiu comunidades inteiras.

Em Manhumirim, a água tomou todas as ruas nas adjacências do Rio Jequitibá, na extensão do centro da cidade.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.