Portal Caparaó - Cidades atingidas pela chuva cancelam Carnaval
Entretenimento

Cidades atingidas pela chuva cancelam Carnaval

05/02/2020 - Atualizado em 06/02/2020 08h57

REDAÇÃO DO PORTAL CAPARAÓ - Diversos municípios atingidos pelas chuvas anunciaram no decorrer desta semana o cancelamento da programação de Carnaval. A decisão foi para priorizar a reconstrução das cidades e investir em atendimento às vítimas da enchente e deslizamentos de terra. Conforme levantamento do Portal Caparaó, são vários os municípios da região que decidiram cancelar a folia.

É importante ressalvar que as festas particulares, sem dinheiro público, poderão ser mantidas. Em alguns municípios, blocos e iniciativas privadas estão preparando uma programação para não deixar a folia sem comemoração.

ABRE CAMPO

Uma das cidades em que a programação já estava divulgada e tudo sendo preparado é Abre Campo. Nesta terça, 04/02, o Prefeito Márcio Moreira Victor, publicou nota de esclarecimento à população e informou “que o Carnaval 2020, foi cancelado em decorrência das fortes chuvas, que provocaram grandes danos para a população local, bem como para o Poder Público”.

Ele lembrou que em razão deste desastre da natureza, Abre Campo sofreu com alagamentos, enxurradas com destruição de pontes, desabamentos em vias públicas urbanas e rurais, prejudicando o tráfego de pessoas, bens e serviços em geral.

“A prioridade é atender as chamadas emergenciais, no sentido de alocação de recursos para priorizar o enfrentamento dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas, notadamente a necessidade de construção de pontes, desobstrução e melhoria das estradas vicinais, limpeza e reconstrução de logradouros públicos, bem como no atendimento das famílias atingidas”.

ESPERA FELIZ

Após a tragédia causada pela enchente da última semana em Espera feliz, a prefeitura municipal emitiu comunicado informando que estão suspensas as realizações do Carnaval 2020 e da Festa do Paraíso, comumente realizada no início de Maio.

A nota informa que a prefeitura entende que os recursos públicos devem ser aplicados, prioritariamente, à população afetada pela enchente.

A administração municipal informa, ainda, que não tem nada a opor caso o Carnaval e a Festa do Paraíso sejam custeados pela iniciativa privada e, neste caso, ainda colocou a secretaria municipal responsável pelos eventos à disposição, desde que não haja necessidade do uso de recursos públicos.

Segundo a prefeitura, a data da Exposição Agropecuária poderá ser alterada para se adequar à situação do município.

CARANGOLA

A Prefeitura de Carangola cancelou a programação de carnaval deste ano na cidade na segunda-feira (27).

Em nota oficial, a administração municipal informou que as festividades foram canceladas no município em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingiram a região desde sexta-feira (24).

De acordo com o assessor de assuntos externos da Prefeitura, Marco Antônio Mendes, as licitações que seriam abertas para contratação de bandas, montagem de estrutura e repasse para liga de escolas de samba e blocos foram suspensas.

"As licitações seriam abertas no dia 6 de fevereiro. Na cidade, temos 10 blocos cadastrados. Com a situação das chuvas, não temos como continuar com a liberação dessas licitações, porque agora temos outras prioridades.", explicou o assessor.

DIVINO

A prefeitura de Divino também emitiu uma nota no dia 27 de janeiro, cancelando o evento por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade.

No mesmo sentido das demais cidades, a Administração definiu que a prioridade é alocar recursos na reconstrução e limpeza do município.

RAUL SOARES

A cidade de Raul Soares está entre as mais visitadas na região devido à programação do tradicional Carnaval. Sempre são esperados milhares de foliões e o evento conta com uma grande estrutura de palcos, sonorização, tendas, iluminação e bandas com trio elétrico. Os tradicionais blocos carnavalescos também fazem parte da festa. Neste ano de 2020, o evento será mantido, porém, será financiado, exclusivamente, pelos empresários e pela Liga dos blocos carnavalescos.

O prefeito da cidade, Vicente Osório, destacou: “Quero afirmar que não terá recurso público envolvido. Tenho certeza que teremos o melhor carnaval de todos os tempos, contamos com o turismo para alavancar a economia da nossa cidade. Nosso comércio precisa, nossa população precisa”, destacou, ressaltando que é necessário fazer a festa, mas neste ano não haverá recurso financeiro da Prefeitura.

A cidade de Raul Soares está entre as cidades mineiras atingidas pelas fortes chuvas do último fim de semana. No dia 25 de janeiro foi decretado pela Prefeitura estado de emergência.

DORES DO RIO PRETO

O prefeito de Dores do Rio Preto (ES), Claudenir José de Carvalho Neto, o Ninho, comunicou que o Carnaval da cidade está cancelado, após a forte chuva que alagou e causou muitos prejuízos no município.

Ninho afirmou, ainda, que em seu mandato sempre se dispôs a fazer um bom Carnaval para alegrar a comunidade, mas que neste momento, a prioridade é ajudar às famílias que foram prejudicadas.

“O dinheiro que iríamos usar no Carnaval vamos usar para reconstruir a cidade, vamos gastar com as pessoas, com quem está precisando. Vamos pedir ao Governo do Estado que decrete Calamidade Pública, e que todos continuem orando por nossa cidade”.

No comunicado, o prefeito afirma que “não vai voltar atrás, e portanto, o comunicado é oficial, não haverá Carnaval”. Muitos bairros e localidades foram atingidos por deslizamentos, enchentes e alagamentos.

IÚNA

Em Iúna (ES), os R$ 50 mil que seriam destinados ao carnaval serão convertidos em ações para acolhimento social e serviços necessários à reconstrução do município atingido pelas fortes chuvas. A informação foi divulgada em nota oficial da Prefeitura do Município capixaba.

Na região do Espírito Santo, as prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Marataízes e Vargem Alta também comunicaram o cancelamento do carnaval.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.