Portal Caparaó - Vem pro Caparaó: Empresários se unem em prol do fortalecimento do turismo
Entretenimento

Vem pro Caparaó: Empresários se unem em prol do fortalecimento do turismo

11/02/2020 - Atualizado em 12/02/2020 07h39

ALTO CAPARAÓ (MG) - Um grupo de empresários dos municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó criaram a hastag “#vemprocaparao”, com o intuito de fortalecer o turismo na região e divulgar produtos e serviços oferecidos por estas empresas e os atrativos da região.

“A região do Caparaó é conhecida pelo seu principal atrativo, o Pico da Bandeira e as belezas do parque. Nós queremos agregar há esse atrativo para que esse turismo de fim de semana e feriado se transforme em turismo mais longo, de uma semana ou mais. Onde turista além de escalar o Pico, possa conhecer as riquezas da região, o turismo ecológico e de agronegócios, com visitas às fazendas produtoras de cafés especiais, as cachoeiras maravilhosas fora do parque com águas cristalinas. É uma infinidade de atrações que precisam ser divulgas para assim serem exploradas”, ressalta o empresário Alexandre Noenta, do Parque da Andorinhas.

Segundo o empresário no ramo de hotelaria, Carlos Bezerra, é hora de despertar no turista o interesse em permanecer mais dias no Caparaó, esse é objetivo do grupo. “Em todas as estações a região do entorno do Parque Nacional do Caparaó, é linda. No verão os acampamentos e as inúmeras cachoeiras são visitadas por turistas de todas as partes do país e do mundo, que vêm em busca do turismo de aventura ou apenas de um lugar sossegado e ainda repleto de paisagens selvagens, perfeito para a plena comunhão com a natureza. No inverno nem se fala, o caminho do Caparáo e rota preferencial dos turistas. O que queremos é fortalecer esse turismo ao longo com atrativos nas cidades do entorno do parque, tanto do lado mineiro, como do lado capixaba. É hora de unir forças”, explica Carlinhos

Nas férias e feriados, os chalés e pousadas recebem um grande número de hóspedes. Se antes o turismo era feito praticamente nos meses mais frios, nos últimos anos, houve um aumento de pelo menos 70% do número de turistas que procuram o Caparaó no verão. São pessoas que fogem das praias lotadas e buscam um clima mais ameno, numa região repleta de cachoeiras de águas cristalinas e matas preservadas.

Para Alexandre Luiz, da Cafeteria Cacau Bandeira, a região tem um forte potencial turístico e até o momento pouco explorado, podendo fortalecer ainda mais a economia da região. “Temos praticamente dois típicos básicos de turistas em nossa região, o turismo de temporada, principalmente no inverno, feriados e nos fins de semana, no verão, em buscas das cachoeiras e o turismo de agronegócios, aqueles que buscam a região pela qualidade de nossos cafés. Temos agora que difundi outros atrativos da região, para que essas pessoas venham, tragam outras pessoas e fiquem mais tempo em nossa região, percorrendo as cidades vizinhas, conhecer outras propriedades e outros atrativos. Conhecer a história nosso café, da nossa cultura e fazer com que ele saia daqui com a vontade de voltar na primeira oportunidade”, disse Alexandre Luiz.

Recorde de visitantes

O Parque Nacional Caparaó bateu recorde de visitação no ano passado, com 123 mil pessoas. Foi o parque mais visitado em Minas, Espírito Santo, e sul da Bahia, áreas que englobam a coordenação regional de Lagoa Santa.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.