Portal Caparaó - Câmara de Manhumirim empossa Carlos Alberto Gonçalves no cargo de prefeito
Política

Câmara de Manhumirim empossa Carlos Alberto Gonçalves no cargo de prefeito

15/02/2020 - Atualizado em 16/02/2020 08h42

MANHUMIRIM (MG) - Na noite desta quinta-feira, 13 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Manhumirim deu posse a Carlos Alberto Gonçalves (Betão) como prefeito de Manhumirim, no lugar do ex-prefeito Luciano Machado, que teve o mandato cassado pela Câmara em sessão de julgamento no dia 9 de fevereiro.

Durante a reunião o prefeito assinou o termo de posse na presença de visitantes, familiares, secretários municipais, servidores e agradeceu na Tribuna o apoio que tem recebido.

 “Estou preparado para esta missão que me foi confiada, quero contar com todos os vereadores e agradeço a todos da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, que têm me dado apoio e trabalhado tanto para recuperar a cidade. Agradeço a Deus e a minha família, porque sem eles eu não teria chegado até aqui. Sinto a presença do meu irmão Lu que sempre me deu suporte e se ele estivesse aqui eu estaria ainda mais feliz”, disse emocionado, pedindo palmas para o irmão falecido recentemente.

O prefeito aproveitou o momento para anunciar que integrantes do Exército chegaram na cidade para ajudar a mapear o Município, ver a situação das pontes após a enchente.

Ele também disse estar sempre aberto ao diálogo com os vereadores e afirmou que vai enviar as prestações de contas para a Câmara, o que não acontecia.

PRONUNCIAMENTOS

O vereador Xandinho pediu ao prefeito que olhe com carinho pelos dois maiores patrimônios que ele tem, que são a família e os servidores da Prefeitura. “Se eles não estiverem satisfeitos a máquina não funciona e nos últimos anos eles foram ficando desestimulados. A gente sonha com uma cidade melhor. É cobrar e dar condição de trabalho. Valorize os profissionais da Saúde, os médicos, dentistas dos postinhos, que eles façam o trabalho lá dentro da unidade, enfermeiro chefe, no posto, valorize o técnico de enfermagem para não ficar tudo na Policlínica e Pronto-Socorro. Cobrar dos agentes cumprir o que a lei manda, mas dar a eles o que é de direito”.

O presidente Anderson Dedé o parabenizou em nome da Câmara: “Peço que cuide bem do nosso Município. Temos sofrido muito, sei que tenho um gênio forte, não concordo com tudo, já me exaltei, mas sou do bem, é meu temperamento, mas tudo que for bom para Manhumirim, para o povo, para a cidade que amamos, onde temos nossa família, eu apoio”.

O vereador disse, ainda, que a sociedade, principalmente os comerciantes clamam por auxílio. Ele pediu que a Prefeitura não mande agora alvará para os comerciantes, dando mais prazos para as taxas. “Não é renunciar receita, mas prorrogar o prazo. Podemos ajudar desta forma. E não atender particulares com máquinas, mas arrumar as estradas. O bom prefeito manda só projeto bom para e todos os vereadores aprovam”, concluiu.

O vereador Sérgio Borel pediu que ele tenha, acima de tudo, honestidade e respeito pela população. “Deixe a troca de favores de lado. Se alguém o procurar falando isto, venha aqui e fale. Faça tudo com transparência e não se sinta coagido. Olhe pelas pessoas que precisam das Secretarias, especialmente a da Saúde, porque o povo está sofrido. A política já estava desacreditada, com tudo o que aconteceu em Manhumirim piorou.  Soube que você já mandou para a cá as caixas de empenho, continue fazendo isto, prestando contas, nossa cidade vai recomeçar, porque não desistimos nunca como bons brasileiros”.

O vereador João da Casa Franco disse que os prefeitos devem trabalhar sem aceitar pressões, pedir vagas para funcionários, pedir para mandar pessoas embora. Quem está trabalhando bem deve ser mantido, não mandar embora para agradar alguns.

“Eu me ofereci para ajudar na retirada de entulhos junto com o pessoal do setor de Obras, porque tenho experiência nisto. A Secretaria de Obras dá sustentação a todas as outras e nem sempre o trabalho é reconhecido”, disse João.

O secretário da Mesa Diretora Jésus Aguiar desejou boa sorte ao prefeito e disse que estava do lado da chapa dele, que era o vice-prefeito. “Sua cruz é pesada, porque esta catástrofe que aconteceu na cidade vai dificultar seu trabalho este ano, terá muitas pedreiras a passar e temos que ter ciência e consciência que temos que nos unir para construir nossa cidade”, disse. Ele contou que ficou feliz em poder ajudar, em nome da Câmara, intermediando para trazer a ajuda do Exército.

O vereador Benísio Enfermeiro disse que ficou feliz pela chegada dos medicamentos porque a Farmácia de Minas estava quase vazia e agora está resolvido.

A vice-presidente Ana Paula Destro disse que pediu ao prefeito sobre as taxas de água, alvarás e sugeriu que seja olhada a situação mesmo de quem não ficou na enchente, porque muitos ajudaram lavando roupas e utensílios daqueles que foram atingidos, por isto ela pede uma tarifa mínima de água.

 “Temos que zelar pelo nosso Município com ética, transparência, honestidade e ficou comum a pessoa achar que se deu emprego, a pessoa está do lado, se não deu, está contra e isto não pode continuar”, defendeu a vereadora.

O vereador Frederico Franco pediu ao prefeito para olhar pela Saúde, pelo povo. “Nestes três anos nada foi feito pela população, sei que pegou a Prefeitura em situação difícil, mas faça o que puder para eles. Penso que o trabalho do vereador é aqui, não na Prefeitura. Chega de politicagem, temos que respeitar a população. Nós confiamos em você e que a população este ano vote naqueles que acharem melhores, não por interesse”.

COMPROMISSOS

O prefeito afirmou que já está estudando prorrogação de prazos para as taxas e contas, e contou que na semana que vem vai a Belo Horizonte com representantes da ACIAMA na Federação das indústrias de Minas Gerais e convidou a Câmara.

Quanto a Saúde, ele disse que esta é uma das metas principais diante da necessidade das pessoas e anunciou que comprou 290 mil de medicamentos que chegaram nesta quinta-feira para serem descarregados nesta sexta-feira. “Teremos remédios até agosto na Farmácia de Minas”, afirmou. 

Sobre a enchente, o prefeito contou que ainda não recebeu recursos dos governos, mas conseguiu ir limpando a cidade com ajuda das pessoas que o procuraram para oferecer, o que ele destacou como muito importante e bonito, mostrando Manhumirim com um povo solidário.

Assessoria de Imprensa da Câmara de Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.