Portal Caparaó - Diácono Michel é ordenado presbítero em Orizânia
Geral

Diácono Michel é ordenado presbítero em Orizânia

17/02/2020 - Atualizado em 18/02/2020 06h51

ORIZÂNIA (MG) - Na tarde deste domingo, 9 de fevereiro, o presbitério da diocese de Caratinga acolheu seu mais novo membro: padre Michel Gomes Pereira. A celebração eucarística, com rito de ordenação, aconteceu às 16 horas, na Quadra Poliesportiva Geraldo Magela Viana, na Paróquia de São Sebastião, em Orizânia.

Presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, a celebração contou com a presença de dezenas de presbíteros dos cleros diocesanos de Caratinga, Itabira e Araçuaí, além de seminaristas e religiosas, que acompanharam o rito juntamente ao grande número de fiéis que compareceram ao local. A celebração contou ainda com a assistência dos diáconos Leonardo e Adriano, companheiros do novo presbítero durante o processo de formação, e do padre Antônio de Souza Alves, o padre Toninho, ordenado no último dia 19 de janeiro, que também é companheiro de formação do novo sacerdote.

Dom Emanuel iniciou sua homilia destacando a relação entre a vocação e o batismo. “A vocação guardada no coração de Deus desde toda eternidade se concretiza em todos nós no momento do nosso batismo. Ali nos tornamos discípulos missionários do Senhor”, disse dom Emanuel. Na sequência, destacou a especificidade da vocação presbiteral do diácono Michel: “Entretanto, você, meu querido diácono Michel, além da vocação batismal, recebeu um chamado especial, o chamado para servir o povo de Deus como presbítero. Tome consciência de que Deus o conhecia e o chamou desde o ventre de sua mãe e antes de ela lhe dar à luz, ele o consagrou e o fez profeta. Assim, o seu presbiterado é a realização de um sonho de Deus que está se concretizando agora. Você vai fazer, com prazer, a vontade de Deus”, disse dom Emanuel, dirigindo-se ao diácono Michel. “Ele o chama para ser profeta, sacerdote e pastor. Sacerdote para santificar, profetizar para anunciar e denunciar e pastor para conduzir e governar. Cabe a você desempenhar com amor e fidelidade esta tríplice missão que o senhor lhe confia”, completou dom Emanuel.

Ainda durante a homilia, o bispo advertiu o diácono sobre a necessidade que o pastor tem de alimentar suas ovelhas com os alimentos espiritual e sacramental. “O pão da Palavra na leitura assídua da Bíblia e o pão eucarístico na mesa da Eucaristia, fonte e ápice da vida da Igreja”, lembrou. Dom Emanuel destacou ainda a importância do presbítero na administração dos sacramentos da reconciliação e da unção dos enfermos. “Tudo isso é expressão do mandamento do amor do qual deve estar cheio o coração do pastor. Só assim você vai realizar o seu lema ‘Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor’. A vontade de Deus é que o presbítero seja o homem da oração repleto do amor com o qual o Cristo nos amou numa entrega total até o fim”, completou dom Emanuel.

Finalizando, o bispo desejou ao diácono Michel que não lhe faltassem a presença materna de Maria, mãe do divino amor, mãe da Igreja e dos homens, modelo dos seguidores do Evangelho. “Que ela lhe ajude sempre a dizer sim, Amém!”, encerrou o bispo.

O diácono iniciou sua caminhada vocacional no ano de 2011, quando a atual paróquia de Orizânia ainda pertencia à Paróquia Divino Espírito Santo, de Divino. Naquele ano, realizou o curso Propedêutico, no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga. No ano de 2012, foi admitido no Seminário Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, onde cursou filosofia entre 2012 e 2014. Em 2015, no mesmo seminário, iniciou os estudos teológicos e os trabalhos pastorais, tendo exercido suas atividades pastorais nas Paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas (2015); São Sebastião, em Sacramento – especificamente na comunidade de São Pedro do Avaí (2016); Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste (2017); e São Luís Gonzaga, de Luisburgo (2018).

Diácono Michel recebeu o ministério de leitor em 16 de novembro de 2016 e de acólito em 28 de novembro de 2017, ambos por dom Emanuel Messias de Oliveira. Ordenado diácono em 28 de abril de 2019, exerceu seu ministério diaconal na Paróquia de São Manuel, de Mutum, onde permanecerá, como vigário paroquial.

Na segunda, 10, o novo presbítero presidiu a eucaristia pela primeira vez na comunidade do Arrozal, onde reside sua família. Já na terça, às 19 horas, a celebração aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião, de Orizânia.

Com informações da Diocese de Caratinga - Fotos da Pascom Diocesana

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.