Portal Caparaó - Movimento do Terço dos Homens de Manhuaçu participa de Romaria a Aparecida
Geral

Movimento do Terço dos Homens de Manhuaçu participa de Romaria a Aparecida

17/02/2020 - Atualizado em 18/02/2020 06h50

REDAÇÃO - Dezenas de homens do Terço da região de Manhuaçu participaram da 12ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) neste final de semana. Somente de Manhuaçu cerca de quarenta pessoas estiveram presentes mais uma vez.

No domingo, aconteceu a Missa de Encerramento da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens. Juntamente com os milhares de devotos e grupos do Terço inscritos na romaria, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidiu a Santa Missa, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG) e referencial da CNBB para os grupos do Terço dos Homens, Dom Pedro Carlos Cipolini, da Diocese de Santo André (SP), e demais padres e religiosos.

Na homilia, Dom Gil ressaltou a alegria em acompanhar o crescimento da romaria ao longo dos anos e falou sobre o papel de Maria na vida dos cristãos: “Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus no ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”.

Ele também deu testemunho de um fato que lhe marcou nesta 12ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi o olhar de Maria para com seus filhos: “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”, disse o bispo.

Missa Solene

Mais de 80 mil homens se reuniram na Casa da Mãe Aparecida na manhã do sábado (14), para celebrar mais um encontro dos grupos de terço dos homens, em sua 12ª Romaria ao Santuário.

Pela primeira vez, a Missa Solene Campal foi realizada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, possibilitando aos homens mais espaço e segurança para que pudessem celebrar com alegria esse grande momento de oração e ação de graças.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, o reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo e demais sacerdotes que vieram acompanhando os grupos de terço e se inscreveram para participar como concelebrantes nesta liturgia.

Esta, que é a maior romaria do Santuário Nacional, emociona não só pelos números, mas pela devoção e fé facilmente percebidas em cada um dos homens. Durante toda a celebração, o amor a Deus e Nossa Senhora é transparecido com os acenos dos lenços em azul e branco e a voz forte em cada prece e música da santa missa.

Durante a homilia, Dom Orlando pontuou vários exemplos dos benefícios da oração do Santo Terço e reforçou o convite aos homens, de viverem no dia a dia, a oração e a ação.

Terço Solene

Um dos principais momentos da Romaria Nacional do Terço dos Homens é a Oração Solene do Santo Terço no Altar Central, durante a tarde de sábado.

No interior da Basílica de Aparecida, os milhares de homens do terço apresentaram as suas intenções e rezaram o mistério luminoso, aos pés da Padroeira do Brasil.

Durante a oração, os testemunhos de homens que por meio do Terço, superaram grandes desafios, encontraram a fé e fortaleceram a caminhada no amor de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora.

Redação do Portal Caparaó com informações do Portal A12

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.