Portal Caparaó - UNIFACIG traz premiado documentarista em aula magna de Medicina Veterinária
Geral

UNIFACIG traz premiado documentarista em aula magna de Medicina Veterinária

20/02/2020 - Atualizado em 20/02/2020 17h04

MANHUAÇU (MG) - A aula magna de Medicina Veterinária, um dos três novos cursos ofertados pelo Centro Universitário UNIFACIG em Manhuaçu, foi marcada pela participação especial do premiado cineasta e documentarista Lawrence Wahba, na noite da última segunda-feira, 10/02, no auditório do Campus Alfa Sul. Entre os presentes, o Reitor Thales Reis Hannas, a Pró-Reitora de Comunicação e Marketing, Anandy Kassis Alvim-Hannas, e o Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Professor Marcos Vinícius de Souza.

Conhecido também por sua atuação nas Redes Globo e Record, com quadros especiais sobre a fauna em diferentes continentes, o palestrante explanou sobre como é o cotidiano dos profissionais que lidam com a vida animal, sejam eles selvagens, pets ou da fazenda.

Lawrence Wahba é cineasta, documentarista, apresentador, cinegrafista subaquático, escritor e mergulhador. É pioneiro na captura de imagens subaquáticas, tendo sido o primeiro brasileiro a filmar um Grande Tubarão Branco, além de ter registrado mais de sessenta outras espécies de tubarão em cinco continentes. Sua experiência com imagens subaquáticas pelo mundo o levou a expandir sua atuação para fora da água, e, assim, o cineasta passou a registrar imagens da vida selvagem em todo e qualquer bioma, se tornando um dos cinegrafistas de natureza e vida selvagem mais reconhecidos do país.

Lawrence já produziu mais de 17 documentários, 80 episódios para séries documentais e mais de 600 matérias de TV. Todo esse material já foi exibido em mais de 160 países, transmitidos por emissoras como Rede Globo, Record, Nat Geo, Discovery Channel, BBC, Smithsonian, entre outras. Em 2017, seu primeiro longa metragem ‘Todas as Manhãs do Mundo’ estreou nos cinemas.

Todas as manhãs do mundo

Em Abril de 2017 Lawrence lançou “Todas as Manhãs do Mundo” seu primeiro filme de natureza nos Cinemas. A história é narrada pelo Sol e pela Água, “pai” e “mãe” da vida na Terra, nas vozes dos atores Ailton Graça e Leticia Sabatella, e mostra a luta pela sobrevivência nos mais diversos biomas do Planeta. Aqui, além de fenômeno natural, o amanhecer é a metáfora do inicio de um novo ciclo.

Na palestra, Wahba descreve o desafio de registrar o amanhecer nos locais mais remotos do planeta enfrentando as dificuldades de dois universos. O planejamento estratégico é necessário tanto para sobreviver a expedições com logística complexa em locais inóspitos, quanto para ser bem sucedido na missão de produzir um documentário de padrão de qualidade internacional.

Após a aula magna, o palestrante respondeu perguntas feitas pelos alunos deste novo curso e de convidados.

Thomaz Júnior / Cidades do Café

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.